quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Roteiros de estudo

Caros alunos, seguem algumas questões a serem respondidas que servem como roteiros de estudos para a prova contemplando os seguintes pontos:

a) História da literatura infantojuvenil no Brasil.
b) Literatura infantojuvenil, educação e ensino (literatura e escola).
c) Questões etnicorraciais na literatura infantojuvenil (literatura e identidade).
d) Poesia infantil: características.
e) Contos de fadas.
 
Questões para estudo:
1) Sobre a polêmica Lobato X Parecer CNE:

a) Que argumentos Marisa Lajolo utiliza para defender a obra Caçadas de Pedrinho contra o parecer do CNE?
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b) Que argumento as lideranças do movimento negro utilizam apara defender o parecer do CNE? Para responder, considere os depoimentos dos professores Carlos Alberto e Ana Gomes (ver postagem "Polêmica Lobato/CNE: o ponto de vista dos movimentos de negritude") e do professor Douglas Belchior (ver postagem "Monteiro Lobato & Racismo").
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c) Qual sua posição perante a polêmica? Fundamente sua resposta utilizando os argumentos apresentados nas questões acima mais argumentos próprios que, porventura, você tenha.

2) Questões sobre a história da literatura infanto-juvenil a partir da década de 60 - para respondê-las, vejam vídeo na postagem "Nova literatura infantil brasileira".

a) Na década de 60, tem-se início um movimento pela promoção da literatura infanto-juvenil no Brasil. O primeiro passo foi a criação da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Para sua divulgação e consolidação, a secretária da entidade (Ruth de Sousa) sugere duas ações estratégicas, quais foram elas?

b) Quando Nelly Novaes coelho foi convidada a participar da FNLIJ, ela não tinha interesse na literatura infanto-juvenil. Que fato levou a pesquisadora a mudar sua postura e passar a interessar-se pelo gênero em questão?

c) Que norma da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação, nos anos 70,  abre e consolida um novo nicho no mercado editorial brasileiro, sendo fundamental para a consolidação da nova literatura infanto-juvenil brasileira?

3) Na opinião de Daniel Munduruku, a escrita e as novas tecnologias de comunicação são muito importantes para os povos indígenas? Que relação se estabele entre memória e identidade na resposta que ele dá à questão feita? Para responder, veja a postagem Artigo de Daniel Munduruku.
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4) A releitura da história de Chapeuzinho Vermelho nos filmes A companhia dos lobos (1984), dirigido por Neil Jordan, e A garota da capa vermelha, dirigido por Catherine Hardwicke, direciona a história para outro gênero diverso do "conto de fadas". Qual? Explique. (Para responder, vejam as postagens do GT4 - Contos de Fadas na atualidade)

5) Que elementos estruturais há em comum entre os poemas "Trem de ferro", de Manuel Bandeira, "Brincando com as palavras", de José Paulo Paes, "A bailarina", de Cecília Meireles, "Meus oito anos", de Casemiro de Abreu, e "A casa", de Vinícius de Moraes, que os tornam atrativos ao público infantil? Responda com exemplos retirados dos poemas postados pelo GT3 - Poesia Infantil.

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6) Na postagem Poesia Infanto-Juvenil Virtual há 4 poemas. Entre eles encontramos poemas concretos e caligramas. Identifique-os e explique apontando as características que os definem como tais.

Bom entretenimento! Ah! não esqueçam do estudo sobre poemas do Bilac.



Prof. Marciano Lopes

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