segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Série Literatura em minha casa – BAILE DO MENINO DEUS






                                                  Encenação em Recife - 2010                                                     



Apresentaremos para vocês, nas próximas quatro postagens, a série Literatura em minha casa (Editora Objetiva - 2003), distribuída pelo MEC (Ministério da Educação) no ano de 2003. Destinada aos alunos de 4ª e 5ª séries, a coletânea conta com os livros Poemas do mar, Contos da escola, Uólace e João Victor, Tom Sawyer e Baile do Menino Deus, sendo eles respectivamente, poesia, novela, conto, clássico universal e peça teatral.
 
Começaremos falando sobre a peça teatral Baile do Menino Deus. Texto que pode ser usado, em sala de aula, para abordar temáticas como: a grande diversidade cultural do Brasil, particularidades da cultura nordestina, o Natal como festa religiosa, além do próprio gênero drama e suas peculiaridades. Por meio desta leitura, os leitores têm a oportunidade de entrar em contato com um contexto diferente do difundido – próprio do eixo sudeste-sul – pelos grandes prêmios de Literatura Infanto-Juvenil.
 
A organizadora da coleção, Ruth Rocha (2003), apresenta “o clássico infantil que vem do Nordeste”, reforçando a relevância de trabalhar textos de origem popular na escola. Principalmente, textos como Baile do Menino Deus, que incentivam a imaginação das crianças-leitoras, dialogam com outras artes como a música e o teatro, e transmitem lições de respeito e valorização das diferenças:

“Um desejo muito especial motivou os autores desta peça: mostrar às crianças brasileiras que existe um outro Natal, muito diferente daquele que elas costumam ver nas lojas e no shoppings. Assim, eles criaram Baile do Menino Deus, uma peça popular e emocionante, inspirada nos autos de reisado.  ‘A cultura popular é nosso esteio e nosso chão’, como nos explicam os autores Ronaldo Correia Brito e Assis Lima, dos cearenses que trabalham juntos há mais de 20 anos (...) Perdeu-se a conta de quantas vezes a peça foi encenada – em escolas públicas e particulares, em teatros profissionais, pelo Balé Popular do Recife, pelo grupo Boca de Forno, do Conservatório Pernambucano de Música, pelos jovens da favela Beira de Linha, de João Pessoa, na Paraíba, por grupos de atores em temporadas na Europa. Desde a estréia, em 1983, não houve um anos sequer em que o Baile do Menino Deus deixou de ser encenado. No Nordeste, há registros de encenações em escolas envolvendo quase mil alunos" (Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima. Baile do menino Deus/ Rio de Janeiro. Objetiva, 2003 Literatura em minha casa, v.5, 4ª série).

OS AUTORES – Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima
:
Eles se conheceram no colégio, e até hoje são amigos. Há mais de 20 anos trabalham juntos, sempre com muito sucesso, inspirando-se no folclore, na tradição oral, nos festejos e folguedos nacionais. Os textos da dupla já receberam vários prêmios, foram encenados pelo Brasil inteiro e adaptados para a televisão. Como costumam afirmar: ‘A cultura popular é nosso esteio, nossa base, nosso chão’.



Postagem feita pelo GT5: Obras Premiadas

2 comentários:

  1. Muito legal o texto, parabéns. Só um reparo: Qual a fonte do texto citado? (prof. Marciano Lopes)

    ResponderExcluir
  2. nossa muito bom isso vai me ajudar no trabalho de escola q é peça teatral!!!!

    ResponderExcluir