quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Eliane Potiguara - autora indígena conhecida no Brasil e no Mundo.

A literatura indígena no Brasil surgiu como forma de conscientização para que a cultura e crença desses povos não fossem esquecidas com o tempo. Essa literatura passou a ser incentivada através da Educação Indígena, para que os próprios indígenas sejam realmente os interlocutores de suas culturas. Tendo como base essa iniciativa, o número de escritores indígenas aumentou no Brasil, entre eles, podemos citar: Daniel Munduruku, Kaka Werá Jecupé, Ataneia Feijó, dentre outros. Na imagem abaixo podemos ver alguns dos escritores citados.

Autores indígenas reunidos. Entre eles: Daniel Munduruku e Eliane Potiguara. Imagem disponível em: http://www.elianepotiguara.org.br/autoresindigenas.html


Além de Daniel Munduruku citado anteriormente em nossas postagens temos também outra autora indígena bem conhecida que é Eliane Potiguara. Ela é escritora, professora, tem 54 anos, é Conselheira do Inbrapi (Instituto Indígena de Propriedade Intelectual) e Coordenadora da Rede de Escritores Indígenas na Internet e o Grumin/Rede de Comunicação Indígena. Atualmente, Eliane foi indicada para o Projeto internacional Mil Mulheres Para o Prêmio Nobel da Paz. Ela é uma das quatro indígenas entre as 52 brasileiras indicadas ao prêmio.

Eliane é formada em Letras (Português – Literatura), licenciada em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, participou de vários seminários sobre Direitos Indígenas na ONU, organizações governamentais e ONGs nacionais e internacionais. Portanto, Eliane Potiguara é uma representante nacionalmente e internacionalmente bem conhecida por defender e divulgar a cultura indígena. Segue abaixo um retrato da autora.

Autora indígena: Eliane Potiguara na mesa Vozes Livres em Berlim.




Uma obra bem interessante que conta a história de amor de um casal indígena que se separou na época da colonização brasileira, causando as maiores violências e destruições étnicas. Ao viajarem pelos cinco séculos em busca de um e outro, eles conhecem todas as Américas e suas histórias. O romance poético fala de amor, relações humanas, paz, identidade, história de vida, mulher, ancestralidade e família. O livro descreve os valores contidos pelo poder dominante e, quando resgatados, submergem o selvagem. Discorre, também, sobre a luta do movimento indígena, fala sobre o papel fundamental da mulher indígena no contexto cultural e a sua real contribuição na sociedade brasileira. Portanto, em sua história traçou o destino dos povos indígenas com consciência e determinação, buscando assim, a construção de um novo homem e de uma nova mulher mostrando que os princípios indígenas podem contribuir para o futuro do Brasil.

Para quem tiver mais interesse sobre a história, e sobre a vida de Eliane Potiguara é só acessar o site: http://www.elianepotiguara.org.br/home.html ou para quer quiser ler a referência das obras estão disponíveis no site: http://www.elianepotiguara.org.br/autoresindigenas.html

Mas, para quem tiver mais interesse ainda e quiser ler tudo sobre ela é só entrar no blog da autora que é: http://elianepotiguara.blogspot.com/

Boa leitura a todos.
Espero que tenham gostado.

Imagens usadas disponiveis em:


Eliane Potiguara lançou três livros, “Akajutibiró: terra do índio Potiguara”; A Terra é a Mãe do índio” e em 2005 a autora lançou um romance poético que se chama "METADE CARA, METADE MÁSCARA".

Postado por GT1-Literatura Infantil Indígena

Nenhum comentário:

Postar um comentário