segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O que faz um escritor ser consagrado?

Segundo Flory (2011), a tradição ou o cânone literário, onde se enquadram os escritores consagrados, é determinada por algum critério que considera uma obra ou um autor melhor que outros por apresentar um maior grau de representatividade de alguma tendência literária ou por atenderem os interesses dos críticos de literatura.

            O autor ainda diz que uma obra, ao passar de geração em geração deixando marcado na cultura um determinado momento histórico, também “forma uma tradição de obras e autores consagrados que devem ser lidos para se ter acesso a essa cultura” (FLORY, 2011, p.2). A partir desses critérios, o autor mostra que se origina um circuito fechado, em que “uma obra deve ser lida por que é parte do cânone, e é parte do cânone porque merece ser lida” (p. 2).

            Flory (2011) mostra que muitas vezes um cânone é aceito sem nenhuma justificativa, o que revela uma situação de imposição forçada. O autor revela sua assimilação com a concepção de cânone retratada por Candido (2006, p. 25-26):
 
Um sistema de obras ligadas por denominadores comuns, que permitem reconhecer as notas dominantes duma fase (...) É uma tradição no sentido completo do termo, isto é, transmissão de algo entre os homens (...) E aos quais somos obrigados a nos referir, para aceitar ou rejeitar.

            Nesse sentido, alguns autores de literatura infantil atrelaram literatura e sociedade, deixando cristalizado, através de suas obras, tendências e mudanças de uma determinada época.



            No link acima é possível ter acesso ao blog “mediando” que apresenta uma lista de autores consagrados, que são trabalhados em sala de aula.                      


Referências

FLORY, A. V. Tradição e ruptura na narrativa brasileira. In: Literatura Brasileira: narrativa. Maringá: UEM, 2011.

postado por GT6: Autores consagrados da literatura infantojuvenil

Um comentário:

  1. Ajeitei os espaços e a referência do texto do Alexandre Vilibor Flory, que, tenho quase certeza, é do livro de "Literatura Brasileira: narrativa" escrito para o ensino a distância. É necessário cconfirmar a referência, seja quanto ao autor (não é ele o organizador), seja quanto a editora.
    Quanto ao conteúdo: vcs poderiam adentrar mais a questão da ideologia. Ela é inseparável do cânone... (prof. Marciano)

    ResponderExcluir