domingo, 13 de novembro de 2011

Desventuras em Série

“Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, porque este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, como também não tem de jeito nenhum um começo feliz, e em que os acontecimentos felizes no miolo da história são pouquíssimos. E isso porque momentos felizes não são o que mais encontramos na vida dos três jovens Baudelaire cuja história está aqui contada. Violet, Klaus e Sunny Baudelaire eram crianças inteligentes, encantadoras e desembaraçadas, com feições bonitas, mas com uma falta de sorte fora do comum, que atraía toda espécie de infortúnio, sofrimento e desespero: Lamento ter que dizer isso a vocês, mas o enredo é assim, fazer o quê?”.

O trecho acima faz parte do livro "Mau Começo", o primeiro da coleção "Desventuras em Série" de Lemony Snicket, que desde o inicio da leitura, faz questão de alertar e surpreender o leitor com esse aviso pouco agradável, mas sincero a respeito do que os irmãos Baudelarie irão presenciar no decorrer da narrativa.
Todos os livros da série são carregados de mistério, envolvendo os jovens leitores do primeiro ao último livro. O clima é hostil, poucos são os momentos tranquilos, entretanto, podem ser divertidos dependendo da interpretação do leitor.
“‘Desventuras em Séries’ é uma série de livros com 13 volumes, escritas por Lemony Snicket (heterônimo de Daniel Handler) e ilustrada por Brett Helquis. O primeiro livros foi lançado nos EUA em 1999. Aqui no Brasil, o livro chegou pela Editora Companhia das Letras em 2001. No livro, a vida dos irmãos Baudelarie - Violet, Klaus e Summy – mudam completamente após a morte de seus pais em um terrível e misterioso incêndio na mansão onde viviam. Estas crianças vão parar nas mãos do Conde Olaf, o terrível e incansável tutor que fará de tudo para por as mãos na herança dos órfãos. Em cada livro da série é narrado as diversas peripécias que os irmãos Baudelarie fazem para escapar do Conde Olaf, indo parar com curiosos e excêntricos tutores em cada livro”.
      


O primeiro livro da série infanto-juvenil foi transformado em filme pela Paramount Pictures, e Jim Carrey interpreta o Conde Olaf. Abaixo você poderá ver o trailer e observar duas imagens com os personagens do livro e do filme, a semelhança é incrível, assim como as duas produções.


REFERÊNCIA
Blog "Livros e Distrações". 
Disponível em: www.livrosedistracoes.blogspot.com
Acesso em 14 de novembro de 2011.

Grupo 2: Literatura Juvenil

Nenhum comentário:

Postar um comentário