quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Série "Rumos na Rede": Uma Impressão do Ciberespaço



       Atualmente, os adolescentes passam grande parte de seu tempo livre "online", navegando por sites diversos, ouvindo músicas, acessando redes sociais, jogos e etc. Nessa faixa etária, raros são aqueles que leem por prazer. 
Na grande maioria dos casos, a leitura de um texto literário é realizada por imposição da escola, e por isso, a série nacional "Rumos na Rede" busca inovar tanto na temática abordada, quanto na estrutura das obras, que apresentam-se assim como as páginas da web, diferenciando a leitura destes, de outros livros já conhecidos de literatura juvenil.
De acordo com a editora, "a série foi criada para oferecer ao jovem a possibilidade de refletir sobre importantes temas associados à vida no ciberespaço: dificuldade de estabelecimento de relações afetivas sinceras; distúrbios associados ao corpo; e perda de noção de limite entre certo e errado".
A partir da leitura dos livros, professores e alunos podem interagir com um blog online, no qual terão a possibilidade de trocar ideias com outros alunos e professores. É a "literatura de papel" que conhecemos tomando novos caminhos, abrindo novas possibilidades.
São três as obras pertencentes a coleção: O Colapso dos Bibelôs, de ÍndigoA Menina da Árvore, de Tati Bernardi; e Presas na Teia, de Rosana Hermann. No site, é possível saber mais sobre a proposta da série e de cada obra que a compõe e também se pode assistir aos vídeos com comentários das autoras a respeito da literatura e do mundo virtual.
Veja a seguir as capas e informações pertencentes a cada um dos textos da coleção. Boa leitura!

O Colapso dos Bibelôs, de Índigo
Coordenação de Maria Luiza Abaurre
Ilustrações: Weberson Santiago,Thiago Cruz e Klayton Luz 

O desespero de Danilo nos obriga a enfrentar uma incômoda questão: o que aconteceria se, de uma hora para outra, as tecnologias que facilitam a comunicação virtual parassem de funcionar?
O colapso ficcional criado na narrativa de Índigo revela o impacto dos meios de comunicação virtual no estabelecimento das nossas relações afetivas mais importantes. E nos leva a enfrentar o desafio de determinar se a tecnologia, hoje, controla as nossas vidas.


A Menina da Árvore, de Tati Bernardi
Coordenação de Maria Luiza Abaurre
Ilustrações: Weberson Santiago,Thiago Cruz e Klayton Luz

Como engolir o sofrimento diário? Como digerir a rejeição dos colegas? O que fazer quando o próprio corpo é seu maior inimigo? “Por que o mundo todo acontecia pra fora, enquanto ela só acontecia pra dentro?” Essas são algumas das perguntas que atormentam a vida de Antônia.
Em A menina da árvore, Tati Bernardi dá voz às angústias de uma adolescente, trazendo para o centro da cena narrativa os dramas da existência de alguém insatisfeito com a própria imagem, que luta para ser aceito por seus pares.


Presas na Teia, de Rosana Hermann
Coordenação de Maria Luiza Abaurre
Ilustrações: Weberson Santiago, Thiago Cruz e Klayton Luz
André é um adolescente como tantos outros, que enfrenta gozações diárias, tentando sobreviver a comentários que machucam mais do que agressões físicas. Quando sua masculinidade é questionada, decide fazer alguma coisa para conquistar o respeito dos colegas. Como poderia imaginar, porém, que a divulgação de uma foto teria consequências tão sérias?
Em Presas na teia, Rosana Hermann tece vários fios narrativos para contar a história desse adolescente que, sem se dar conta dos limites entre público e privado, vê-se enredado em uma teia de dilemas éticos.


REFERÊNCIA

Rumos na Rede. Disponível em: www.modernaliteratura.com.br/rumosnarede
Acesso em: 23 de novembro de 2011.

Grupo 2: Literatura Juvenil

3 comentários:

  1. Todas as obras parecem ter histórias muito legais. Mas gostei bastante da temática da primeira, "O Colapso dos Bibelôs"... não li, mas penso que deve ser quase um ensaio sobre a cegueira juvenil... hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Viviane, achei super legal também. Esses livros que vocês trabalharam podem ser encontrados na BCE?
    Thais

    ResponderExcluir
  3. Não estão disponíveis na BCE Thais, mas tenho o "Presas na Teia" em casa, caso queira emprestado. Roberta ;D

    ResponderExcluir