Na grande maioria dos casos, a leitura de um texto literário é realizada por imposição da escola, e por isso, a série nacional "Rumos na Rede" busca inovar tanto na temática abordada, quanto na estrutura das obras, que apresentam-se assim como as páginas da web, diferenciando a leitura destes, de outros livros já conhecidos de literatura juvenil.
De acordo com a editora, "a série foi criada para oferecer ao jovem a possibilidade de refletir sobre importantes temas associados à vida no ciberespaço: dificuldade de estabelecimento de relações afetivas sinceras; distúrbios associados ao corpo; e perda de noção de limite entre certo e errado".
A partir da leitura dos livros, professores e alunos podem interagir com um blog online, no qual terão a possibilidade de trocar ideias com outros alunos e professores. É a "literatura de papel" que conhecemos tomando novos caminhos, abrindo novas possibilidades.
São três as obras pertencentes a coleção: O Colapso dos Bibelôs, de Índigo; A Menina da Árvore, de Tati Bernardi; e Presas na Teia, de Rosana Hermann. No site, é possível saber mais sobre a proposta da série e de cada obra que a compõe e também se pode assistir aos vídeos com comentários das autoras a respeito da literatura e do mundo virtual.
Veja a seguir as capas e informações pertencentes a cada um dos textos da coleção. Boa leitura!
O Colapso dos Bibelôs, de Índigo
Coordenação de Maria Luiza Abaurre
Ilustrações: Weberson Santiago,Thiago Cruz e Klayton Luz
O desespero de Danilo nos obriga a enfrentar uma incômoda questão: o que aconteceria se, de uma hora para outra, as tecnologias que facilitam a comunicação virtual parassem de funcionar?
O colapso ficcional criado na narrativa de Índigo revela o impacto dos meios de comunicação virtual no estabelecimento das nossas relações afetivas mais importantes. E nos leva a enfrentar o desafio de determinar se a tecnologia, hoje, controla as nossas vidas.
A Menina da Árvore, de Tati Bernardi
Coordenação de Maria Luiza Abaurre
Ilustrações: Weberson Santiago,Thiago Cruz e Klayton Luz
Como engolir o sofrimento diário? Como digerir a rejeição dos colegas? O que fazer quando o próprio corpo é seu maior inimigo? “Por que o mundo todo acontecia pra fora, enquanto ela só acontecia pra dentro?” Essas são algumas das perguntas que atormentam a vida de Antônia.
Em A menina da árvore, Tati Bernardi dá voz às angústias de uma adolescente, trazendo para o centro da cena narrativa os dramas da existência de alguém insatisfeito com a própria imagem, que luta para ser aceito por seus pares.
Coordenação de Maria Luiza Abaurre
Ilustrações: Weberson Santiago, Thiago Cruz e Klayton Luz
André é um adolescente como tantos outros, que enfrenta gozações diárias, tentando sobreviver a comentários que machucam mais do que agressões físicas. Quando sua masculinidade é questionada, decide fazer alguma coisa para conquistar o respeito dos colegas. Como poderia imaginar, porém, que a divulgação de uma foto teria consequências tão sérias?
Em Presas na teia, Rosana Hermann tece vários fios narrativos para contar a história desse adolescente que, sem se dar conta dos limites entre público e privado, vê-se enredado em uma teia de dilemas éticos.
Rumos na Rede. Disponível em: www.modernaliteratura.com.br/rumosnarede
Acesso em: 23 de novembro de 2011.
Grupo 2: Literatura Juvenil
Todas as obras parecem ter histórias muito legais. Mas gostei bastante da temática da primeira, "O Colapso dos Bibelôs"... não li, mas penso que deve ser quase um ensaio sobre a cegueira juvenil... hahahaha
ResponderExcluirConcordo com a Viviane, achei super legal também. Esses livros que vocês trabalharam podem ser encontrados na BCE?
ResponderExcluirThais
Não estão disponíveis na BCE Thais, mas tenho o "Presas na Teia" em casa, caso queira emprestado. Roberta ;D
ResponderExcluir