segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Polêmica Lobato/CNE: Ponto de Vista dos Movimentos de Negritude

  Cultne registrou com imagens de Filó Filho, durante o programa Atualidades da Rádio MEC, que debateu sobre a polêmica em torno do parecer n°.15/2010 do Conselho Nacional de Educação, o depoimento de algumas lideranças dos movimentos de negritude. Veja abaixo:

Depoimento de Carlos Alberto Medeiros, coordenador da CEPPIR/RJ
Coordenadoria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Rio de Janeiro .


Depoimento da professora Ana Gomes, do Fórum Permanente de
Mulheres Negras Cristãs 
e coordenadora pedagógica da Escola Municipal
Alberto Rangel (Cidade de Deus, Rio de Janeiro/RJ).
 

  O parecer trata do uso em sala de aula - ensino básico - o livro " Caçadas de Pedrinho" de Monteiro Lobato. No dia 1º de setembro de 2010 o CNE aprovou por unanimidade o parecer. Em novembro matérias veiculadas pela imprensa acusaram o parecer de promover a censura do livro, o que não consta do texto original.
 
  O Parecer CNE/CEB n°.15/2010 (aguardando homologação pelo Ministério de Educação), relatado por Nilma Lino Gomes, cujo assunto "orientações para que a Secretaria de Educação do Distrito Federal se abstenha de utilizar material que não se coadune com as políticas públicas para uma educação antirracista" foi originado em 30 de junho de 2010, por uma denúncia de autoria do Sr. Antônio Gomes da Costa Neto, mestrando da UNB cujos estudos concentram-se na área de Gênero, Raça/Etnia e Juventude, na linha de pesquisa em Educação das Relações Raciais. (Fonte do texto e do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=FeJ6mMyCy3E) .

Prof. Marciano Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário