Apesar de existirem bibliotecas destinadas às pessoas portadoras de necessidades especiais, ainda é raro encontrarmos livros em áudio ou em braile. Percebe-se que essas pessoas têm um certo receio em relação a leitura em geral, pois nem todas que têm interesse consegue ter o acesso, e, por essa razão, dependem de outras pessoas. Essa dependência é ainda mais complicado e desmotiva o aluno a praticar a leitura.
O aluno deficiente visual precisa de espaço que proporcione lazer, entretenimento e formação, permitindo a extensão de suas atividades diárias, entre outros. Equipamentos, softwares diferenciados em computadores e o processo de impressão do método braille auxiliam o professor no aprendizado desse aluno.
Existem poucos livros de poesia infanto juvenil disponíveis, pois se trata de um material caro e, com isso, muitos alunos tem acesso somente a trechos ou pequenas poesias. São raros os projetos, como o "Projeto Casa", que visam atender essas crianças com necessidades especiais.
Saiba mais sobre o projeto em: http://www.drvisao.com.br/noticias/2777-Projeto-Casa-traz-dois-livros-de-poesias-para-criancas-cegas-e-de-baixa-visao.
Nenhum comentário:
Postar um comentário