sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Poesia infantil: diga sim!

    A poesia é um gênero quase natural para a infância. Ao contrário do que possamos imaginar, metáforas e estruturas heterodoxas não são difíceis para as crianças. O que são poemas, afinal, senão brincadeiras com palavras e sentidos? A seguir, o professor Hélder Pinheiro defende a leitura constante de poesia com os pequenos, na escola e em casa: "Os professores e a família têm um papel fundamental: cultivar a leitura e a audição de poesia, se possível, todos os dias. Por que gostamos de música? Porque a ouvimos cotidianamente". Especialista em literatura brasileira e, especificamente, poesia, Pinheiro concedeu uma entrevista exclusiva ao Educar sobre a importância desse gênero para as crianças.

Prof. Hélder Pinheiro

 



 

http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/poesia-infantil-diga-sim-539395.shtml 




Esta entrevista do Prof. Hélder traz diversas questões importantes sobre a poesia infantil que devem ser discutidas. Questões como: o porquê esse gênero não é muito trabalhado e explorado; a existência de uma característica específica da poesia quando se trata de crianças; quais autores se destacam atualmente no Brasil e demais temas sobre o assunto. 


   

O assunto abordado na entrevista interessa aos estudantes, professores e pais, pois a partir desse conhecimento podem encontrar uma nova forma de fazer que as crianças se interessem pela poesia.

 


Nesse mesmo site encontramos algumas sugestões, dentre elas o teste:   que poesia infantil combina mais com você? Nesse site, as crianças ou até mesmo um adulto responde a 10 perguntas a respeito de suas experiências com leituras e poesias e, ao final, o teste indica qual seria a poesia que combina mais com o leitor. Este é um recurso que permite a interação com o gênero e mostra uma maneira inovadora de abordar o conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário