Percebemos, atualmente,
que há por parte das escolas um despreparo quanto à inclusão de crianças
portadoras de alguma necessidade especial. Nesta postagem, atemo-nos,
especificamente, à inserção da língua de sinais na Literatura infantil tendo como público-alvo crianças surdas-mudas.
Acreditamos que a
escola não dispõe de materiais variados para o trabalho com crianças deste
perfil; sendo assim selecionamos para a nossa discussão os contos de fadas que,
como sabemos, tem grande importância, pois como informa Rodrigues (2011),
(...) os contos ajudam a
criança a interagir com outras pessoas, saindo de sua existência autocentrada
para a existência coletiva e individual. Outro aspecto importante é que os contos se comunicam diretamente ao
inconsciente do indivíduo, em que o mesmo pode se deparar com a bruxa má,
lobos, heróis e princesas que permeiam seu imaginário e sua vida real.

Ainda para
ressaltarmos a importância desta nova modalidade da literatura, citamos Batista
(2011), que citando Bettelheim
(1980), diz:
A leitura de contos de fadas,
como instrumento de comunicação favorece a criança descobrir, alimentar e
estimular o imaginário, exteriorizar o pensamento; estimula descobrir o novo.
São aspectos individualizados, que a criança não pode descobrir verdadeiramente
por si só.
Algumas obras
destinadas ao público surdo-mudo foram adaptadas, em Libras, de grandes clássicos da Literatura, sobretudo dos contos de
fada. Abaixo dois exemplos disponíveis na Internet (basta clicar sobre os títulos para acessar as obras):
Cinderela Surda
Cinderela Surda

Sinopse: Quando a Rapunzel foi raptada pela bruxa, ela percebeu que a
menina não falava, mas tinha uma grande atenção visual. Rapunzel começou a
apontar para o que queria e a fazer gestos para muitas coisas. A bruxa então
descobriu que a menina era surda e começou a usar alguns gestos com ela.
Autores de Cinderela Surda e Rapunzel Surda: Carolina Hessel,
Lodenir Karnopp, Fabiano Rosa.
Acreditamos que estes livros não devem
ter como leitores somente alunos surdos-mudos, mas também leitores ouvintes, para
que eles tenham conhecimento desta literatura assim como das limitações dos
surdo-mudos e, desta forma, sejam incentivados ao conhecimento do ensino de
Libras.
Referências:
BATISTA, M. C. M. O Gênero Literário de Contos de Fadas à
Criança Surda. REVISTA EFICAZ –Revista científica online. Maringá:
2011. Disponível em: http://www.institutoeficaz.com.br/revistacientifica/wp-content/uploads/2011/02/Marta-Cristina-Martins-Artigo.pdf
RODRIGUES, L. A..
Contos de fadas em libras. UNISEB, 2011. Disponível em:
http://internas.netname.com.br/arquivos/telesala/Oficina_Contos_de_fadas_em_LIBRAS_29_10_11-EI.pdf
http://internas.netname.com.br/arquivos/telesala/Oficina_Contos_de_fadas_em_LIBRAS_29_10_11-EI.pdf
Sinopses retiradas
de: http://escritadesinais.wordpress.com/2010/08/30/cinderela%C2%A0surda-e-rapunzel-surda/
GT 5 - Contos de fadas na atualidade
ola gostei da postagem porém o termo correto é surdo, corrigir o termo surdo-mudo att.
ResponderExcluirMuitas pessoas ainda usam o termo surdo-mudo, vemos que até profissionais erram neste sentido. Você pode me informar sobre literatura para jovens, ou seja, acima dos 12 anos de idade?
ExcluirMuitas pessoas ainda usam o termo surdo-mudo, vemos que até profissionais erram neste sentido. Você pode me informar sobre literatura para jovens, ou seja, acima dos 12 anos de idade?
ExcluirEssa literatura não é adequada para adolescentes, quais são os livros para surdos com mais de 12 anos?
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