quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Contos de fadas e a escrita de sinais: uma nova perspectiva de inclusão

Percebemos, atualmente, que há por parte das escolas um despreparo quanto à inclusão de crianças portadoras de alguma necessidade especial. Nesta postagem, atemo-nos, especificamente, à inserção da língua de sinais na Literatura infantil tendo como público-alvo crianças surdas-mudas.  Acreditamos que a escola não dispõe de materiais variados para o trabalho com crianças deste perfil; sendo assim selecionamos para a nossa discussão os contos de fadas que, como sabemos, tem grande importância, pois como informa Rodrigues (2011),
(...) os contos ajudam a criança a interagir com outras pessoas, saindo de sua existência autocentrada para a existência coletiva e individual. Outro aspecto importante é que os contos se comunicam diretamente ao inconsciente do indivíduo, em que o mesmo pode se deparar com a bruxa má, lobos, heróis e princesas que permeiam seu imaginário e sua vida real.
Desta maneira percebemos que, apesar de ainda recente e principiante, o trabalho de adaptar a literatura infantil e especialmente os contos de fadas faz-se relevante para a formação da criança surda-muda, pois notamos que grande parte das obras, infantis ou não, desconsidera esse público.

Há a necessidade de os alunos surdos-mudos entrarem em contato com a leitura desde o início de sua vida escolar, especialmente com os contos de fadas, nos quais, segundo Batista (2011), a literatura é mais criativa e cativante, pois ela age no imaginário e toca as emoções mais profundas. Desta forma, essa literatura torna-se mais atraente para o aluno que faz uso da língua de sinais, tornando-a mais próxima da sua realidade comunicativa e, assim, facilitando-lhe o entendimento. 

Ainda para ressaltarmos a importância desta nova modalidade da literatura, citamos Batista (2011), que citando Bettelheim (1980), diz:

A leitura de contos de fadas, como instrumento de comunicação favorece a criança descobrir, alimentar e estimular o imaginário, exteriorizar o pensamento; estimula descobrir o novo. São aspectos individualizados, que a criança não pode descobrir verdadeiramente por si só.
Algumas obras destinadas ao público surdo-mudo foram adaptadas, em Libras, de grandes clássicos da Literatura, sobretudo dos contos de fada. Abaixo dois exemplos disponíveis na Internet (basta clicar sobre os títulos para acessar as obras):

Cinderela Surda
Sinopse: A cinderela e o príncipe são surdos. No lugar do sapato de cristal, a personagem principal perde uma das luvas. A escolha da luva se dá em virtude desta peça ser uma referência às mãos, amplamente utilizadas pelos surdos do mundo inteiro para se comunicar.





 Rapunzel Surda
 
Sinopse: Quando a Rapunzel foi raptada pela bruxa, ela percebeu que a menina não falava, mas tinha uma grande atenção visual. Rapunzel começou a apontar para o que queria e a fazer gestos para muitas coisas. A bruxa então descobriu que a menina era surda e começou a usar alguns gestos com ela.





 
Autores de Cinderela Surda e Rapunzel Surda: Carolina Hessel, Lodenir Karnopp, Fabiano Rosa.


Acreditamos que estes livros não devem ter como leitores somente alunos surdos-mudos, mas também leitores ouvintes, para que eles tenham conhecimento desta literatura assim como das limitações dos surdo-mudos e, desta forma, sejam incentivados ao conhecimento do ensino de Libras.
 
 Referências:

BATISTA, M. C. M. O Gênero Literário de Contos de Fadas à Criança Surda. REVISTA EFICAZ –Revista científica online. Maringá: 2011. Disponível em: http://www.institutoeficaz.com.br/revistacientifica/wp-content/uploads/2011/02/Marta-Cristina-Martins-Artigo.pdf 

RODRIGUES, L. A.. Contos de fadas em libras. UNISEB, 2011. Disponível em:
http://internas.netname.com.br/arquivos/telesala/Oficina_Contos_de_fadas_em_LIBRAS_29_10_11-EI.pdf 

 
GT 5 - Contos de fadas na atualidade

4 comentários:

  1. ola gostei da postagem porém o termo correto é surdo, corrigir o termo surdo-mudo att.

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    1. Muitas pessoas ainda usam o termo surdo-mudo, vemos que até profissionais erram neste sentido. Você pode me informar sobre literatura para jovens, ou seja, acima dos 12 anos de idade?

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    2. Muitas pessoas ainda usam o termo surdo-mudo, vemos que até profissionais erram neste sentido. Você pode me informar sobre literatura para jovens, ou seja, acima dos 12 anos de idade?

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  2. Essa literatura não é adequada para adolescentes, quais são os livros para surdos com mais de 12 anos?

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