Todo "fazer artístico" cumpre uma prática ética e social.
É, por conseguinte, uma ideologia, podendo ou não se comprometer,
em grau diversificado, com o mundo referencial (CALDIN, 2003, p. 48-49).
De acordo com Caldin (2003), a literatura pode representar questões sociais. Quais seriam essas questões sociais? Em quais medidas elas são pertinentes para o estudo de literatura infantil. Embasados nesses questionamento, pretendemos investigar quais são aas críticas e as reflexões presentes nas obras de literatura infantil, bem como os reflexos que a obra pode causar em seu leitor.
O vídeo a seguir ilustra a temática que iremos abordar no decorrer das postagens que serão feitas referentes a esta disciplina ao longo do semestre.
Em entrevista ao programa Jogo de Ideias, em 2003, a autora Ruth Rocha defende que há uma forte analogia entre questões sociais (tais como violência e fome) e literatura, pois esta é usada para denunciar aquelas. Entendemos, desse modo, que a leitura, assim como a literatura, antes decorrente da nessecidade da burguesia em expandir o conhecimento, socializou as informações e não mais se restringe a uma classe privilegiada (cf. CALDIN, 2003), podendo, até mesmo, denunciar problemas sociais. Um exemplo é o livro " Uma história de rabos presos", que denúncia questões moralistas em cômica e criativa história infantil. Com base nesses conceitos, faremos uma análise crítica e reflexiva sobre as questões sociais envolvidas nos livros de literatura infantil.
Referências:
CALDIN, C. F. A Função social da leitura da literatura infantil. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, n. 15, 1º sem. 2003.
http://www.youtube.com/watch?v=_Gp_3f2bQ84
Acesso em 20/08/12
GT-3: Literatura e ideologia
Excelente
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