domingo, 9 de setembro de 2012

Marina Colasanti na Semana Literária do SESC



Olá, leitores. Hoje faremos um mix de informações. Primeiro, sobre a escritora, jornalista e ilustradora Marina Colasanti que, apesar de ser consagrada na literatura feminina, também contribuiu para a literatura infanto-juvenil. Depois, comentaremos sobre a Semana Literária do SESC que sempre traz uma programação especial para o público infanto-juvenil, além de ter, esse ano, como atração principal a nossa autora da vez, Marina Colasanti.

 
"Eu não tinha um olhar atento para a literatura infanto-juvenil, não estava nem aí para a literatura infanto juvenil. Mesmo hoje, eu trabalho pouco para a literatura infanto juvenil na verdade. Porque os contos de fada, na minha cabeça, não são para infanto juvenil. Então, eu não tenho muitos livros infanto juvenis e alguns livros que não são contos de fada, que são livros separados, também são grandes contos de fada, eventualmente. Eu comecei com Uma idéia toda azul, mas exatamente com o conto Sete anos e mais sete, por pura casualidade".

 
As considerações acima são de Marina Colasanti em entrevista ao site Museu da pessoa. Como também já vimos em Para que server as fadas? Um exemplo com Marina Colasanti e A moça tecelã, de Marina Colasanti e o novo papel feminino nos contos de Fadas, a autora, apesar de não ser consagrada em literatura infanto-juvenil, teve importantes colaborações com críticas pertinentes ao mundo atual, distanciando-se dos contos tradicionais. Suas obras principais obras são: Uma idéia toda azul (1978), Doze reis e a moça no labirinto do vento (1982), O lobo e o caneiro no sonho da menina (1985), Ana Z. aonde vai você? (1999), entre outros.



 
 



As obras tratam de temas do inconsciente, do cotidiano, com delicadeza e muita doçura descrevendo situações fantásticas e mágicas, dando a sensação de que os contos sempre existiram em nosso imaginário.
A autora também recebeu o prêmio "O melhor para o jovem", da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, pela obra "Uma ideia toda azul".
E é justamente Marina Colasanti que estará em Maringá hoje, no dia 10 de setembro para a abertura da 31ª edição da Semana Literária do Sesc, evento que acontecerá simultaneamente em 21 cidades do Paraná. Marina Colasanti e Idnácio de Loyola Brandão estarão em uma mesa redonda cujo título é "O Brasil Literário". A programação segue com muitos espaços para a literatura infanto-juvenil: oficinas de poesias, de leitura de imagens, de histórias coletivas, contação de histórias e muito mais . O evento acontecerá do dia 10 a 15 de Setembro, no Sesc de Maringá (quase em frente a UEM) e é aberto a toda a comunidade. Bora aproveitar!


GT 2: Autores Não Consagrados



Nenhum comentário:

Postar um comentário