Começamos hoje uma nova jornada, ainda não trabalhada neste
blog, a respeito do teatro infanto-juvenil. Nossa vontade inicialmente era
publicar um rápido painel que conseguisse apresentar de modo conciso e eficaz as
origens do gênero em questão, para, posteriormente, apresentarmos alguns
autores que se dedicam a essa área com o objetivo de focalizar como se deu a
evolução e o possível “sucesso” do gênero. Porém nos deparamos com o problema
de falta de literaturas sobre a origem do teatro infanto-juvenil, desse modo
vamos começar este tópico falando sobre o teatro de bonecos ou teatro de títeres, pela sua longa história de
existência, iniciada antes do nascimento de Cristo. O assunto é tratado com
profundidade no blog:
Destacamos que o Dossier
temático dirigido às Escolas sobre Teatro (2010), salienta que o teatro infantil, existente desde a China Antiga à Inglaterra
do século XVI, se destacará a partir do momento em que a criança adquiriu
importância, no século XIX, principalmente no contexto dos regimes comunistas,
como na ex-URSS com o Teatro Infantil de
Moscovo, dirigido por Natalie Satz na primeira metade do século XX. A
partir daí, diversas outras companhias surgiram recriando clássicos como Peter
Pan, Alice no País das Maravilhas e Branca de Neve. E assim também surgiram
autores especializados em teatro infantil, com destaque a Portugal. Para maiores informações, consultar:
Origem do Teatro de Títeres
Acredita-se que o teatro de
títeres sempre existiu em quase todas as civilizações, ou mesmo que surgiu
antes da própria escrita, há quem afirme que ele é a forma mais antiga de
teatro, que deu origem a arte dramática. O teatro de bonecos é uma das artes
mais antigas da espécie humana. Na Europa, por exemplo, há registros escritos sobre
ele no século V a.C. Já no Oriente, em países como a China, a Índia, e Java o
teatro de bonecos faz parte de tradições tão antigas, que é quase impossível
determinar seu surgimento. Também há indícios de que indígenas norte-americanos
usem figuras semelhantes à títeres em seus rituais mágicos tradicionais.
O que é o teatro de títeres?
É a encenação feita com um
boneco, representando uma figura humana, animal ou abstrata, movimentado
manualmente por uma pessoa. Porém não qualquer encenação que caracteriza o
teatro de bonecos, por exemplo, um boneco de brinquedo por si só não é um
títere, e uma criança que brinca com seu boneco não faz um espetáculo de
títeres, mas se a criança tiver alguém como plateia e se fizer o boneco
agir como um bebê de verdade, ou mesmo outro ser, então estará apresentando uma
forma rudimentar de teatro de títeres.
Características
Ao longo do seu desenvolvimento,
o teatro de bonecos perdeu sua origem mágica, de rituais, e passou a transmitir
uma espécie de maravilhamento infantil. Esse tipo de teatro é mais complicado
que o teatro humano, menos direto e muito mais exigente em termos de tempo e de
trabalho. As vantagens são que o espetáculo precisa de menos gente para
acontecer, é portátil, e seu elenco de bonecos dura por muito tempo. A
característica mais marcante de um boneco é a sua impessoalidade, ele é um
“tipo”, assim como um palhaço de circo ou um ator que usa máscaras durante a
encenação. Essa impessoalidade do boneco exige que a plateia seja mais ativa do
que em uma peça convencional, devendo emprestar os seus sentimentos ao boneco
através da imaginação e consegue ver e sentir as emoções que o boneco está
“sentindo”. A impessoalidade
dos bonecos apresenta também produz uma sensação de irrealidade e de
universalidade.
Principais tipos de bonecos
Fantoches: fantoches são os
famosos bonecos em forma de luva. Os fantoches são manipulados por baixo e os
bonecos tem um corpo oco onde a mão é colocada para manipular o boneco. O corpo
é de pano e as mãos e a cabeça podem ser feitos de madeira, borracha, etc. O
boneco só é visto da cintura para cima e não tem pernas. Sua grande vantagem é
a agilidade na hora do manuseio.
Bonecos de vara: assim como os
fantoches, os bonecos de vara também são manipulados por baixo. Os bonecos de
vara são figuras sustentadas por uma vara que atravessa todo o corpo e por
varas menores que dão movimento a mãos e pernas.
Marionetes: marionetes são
bonecos controlados por cima através de fios amarrados em uma cruz. Uma
marionete simples pode ter até nove cordões para controlá-la a fim de conseguir
que o boneco realize movimentos parecidos com os movimentos humanos. Já em uma
marionete mais elaborada, feita para realizar movimentos mais precisos, muitas
vezes é preciso até o triplo de fios para controlá-la.
Teatro de sombras: o teatro de
sombras se trata de uma figura geralmente plana que é utilizada para projetar
sombras em um telão semitransparente. As figuras são feitas de material opaco e
podem ser controladas tanto por varas quanto por fios.
Atualmente o teatro de bonecos é
mais voltado para o público infantil com histórias que animam as crianças.
Porém esse tipo de teatro enfrenta grandes dificuldades atualmente devido ao
pouco número de espectadores e ao fato de o ingresso de crianças serem vendidos
por um preço menor.
No Brasil, especialmente na
região Sul e Nordeste, há uma grande variedade de bonecos. Os principais grupos
brasileiros que trabalham com essa forma de arte são o grupo Giramundo, a Cia. Trucks e a Cia. Caixa de Imagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário