domingo, 2 de setembro de 2012

Teatro infanto-juvenil : tipos e origem do teatro de títeres


Começamos hoje uma nova jornada, ainda não trabalhada neste blog, a respeito do teatro infanto-juvenil. Nossa vontade inicialmente era publicar um rápido painel que conseguisse apresentar de modo conciso e eficaz as origens do gênero em questão, para, posteriormente, apresentarmos alguns autores que se dedicam a essa área com o objetivo de focalizar como se deu a evolução e o possível “sucesso” do gênero. Porém nos deparamos com o problema de falta de literaturas sobre a origem do teatro infanto-juvenil, desse modo vamos começar este tópico falando sobre o teatro de bonecos ou teatro de títeres, pela sua longa história de existência, iniciada antes do nascimento de Cristo. O assunto é tratado com profundidade no blog:
 

Destacamos que o Dossier temático dirigido às Escolas sobre Teatro (2010), salienta que o teatro infantil, existente desde a China Antiga à Inglaterra do século XVI, se destacará a partir do momento em que a criança adquiriu importância, no século XIX, principalmente no contexto dos regimes comunistas, como na ex-URSS com o Teatro Infantil de Moscovo, dirigido por Natalie Satz na primeira metade do século XX. A partir daí, diversas outras companhias surgiram recriando clássicos como Peter Pan, Alice no País das Maravilhas e Branca de Neve. E assim também surgiram autores especializados em teatro infantil, com destaque a Portugal. Para maiores informações, consultar:
 


Origem do Teatro de Títeres

Acredita-se que o teatro de títeres sempre existiu em quase todas as civilizações, ou mesmo que surgiu antes da própria escrita, há quem afirme que ele é a forma mais antiga de teatro, que deu origem a arte dramática. O teatro de bonecos é uma das artes mais antigas da espécie humana. Na Europa, por exemplo, há registros escritos sobre ele no século V a.C. Já no Oriente, em países como a China, a Índia, e Java o teatro de bonecos faz parte de tradições tão antigas, que é quase impossível determinar seu surgimento. Também há indícios de que indígenas norte-americanos usem figuras semelhantes à títeres em seus rituais mágicos tradicionais.

O que é o teatro de títeres?

É a encenação feita com um boneco, representando uma figura humana, animal ou abstrata, movimentado manualmente por uma pessoa. Porém não qualquer encenação que caracteriza o teatro de bonecos, por exemplo, um boneco de brinquedo por si só não é um títere, e uma criança que brinca com seu boneco não faz um espetáculo de títeres, mas se a criança tiver alguém como plateia e se fizer o boneco agir como um bebê de verdade, ou mesmo outro ser, então estará apresentando uma forma rudimentar de teatro de títeres.

Características

Ao longo do seu desenvolvimento, o teatro de bonecos perdeu sua origem mágica, de rituais, e passou a transmitir uma espécie de maravilhamento infantil. Esse tipo de teatro é mais complicado que o teatro humano, menos direto e muito mais exigente em termos de tempo e de trabalho. As vantagens são que o espetáculo precisa de menos gente para acontecer, é portátil, e seu elenco de bonecos dura por muito tempo. A característica mais marcante de um boneco é a sua impessoalidade, ele é um “tipo”, assim como um palhaço de circo ou um ator que usa máscaras durante a encenação. Essa impessoalidade do boneco exige que a plateia seja mais ativa do que em uma peça convencional, devendo emprestar os seus sentimentos ao boneco através da imaginação e consegue ver e sentir as emoções que o boneco está “sentindo”. A impessoalidade dos bonecos apresenta também produz uma sensação de irrealidade e de universalidade. 

Principais tipos de bonecos

Fantoches: fantoches são os famosos bonecos em forma de luva. Os fantoches são manipulados por baixo e os bonecos tem um corpo oco onde a mão é colocada para manipular o boneco. O corpo é de pano e as mãos e a cabeça podem ser feitos de madeira, borracha, etc. O boneco só é visto da cintura para cima e não tem pernas. Sua grande vantagem é a agilidade na hora do manuseio.

Bonecos de vara: assim como os fantoches, os bonecos de vara também são manipulados por baixo. Os bonecos de vara são figuras sustentadas por uma vara que atravessa todo o corpo e por varas menores que dão movimento a mãos e pernas.

Marionetes: marionetes são bonecos controlados por cima através de fios amarrados em uma cruz. Uma marionete simples pode ter até nove cordões para controlá-la a fim de conseguir que o boneco realize movimentos parecidos com os movimentos humanos. Já em uma marionete mais elaborada, feita para realizar movimentos mais precisos, muitas vezes é preciso até o triplo de fios para controlá-la.

Teatro de sombras: o teatro de sombras se trata de uma figura geralmente plana que é utilizada para projetar sombras em um telão semitransparente. As figuras são feitas de material opaco e podem ser controladas tanto por varas quanto por fios.

Atualmente o teatro de bonecos é mais voltado para o público infantil com histórias que animam as crianças. Porém esse tipo de teatro enfrenta grandes dificuldades atualmente devido ao pouco número de espectadores e ao fato de o ingresso de crianças serem vendidos por um preço menor.
 
No Brasil, especialmente na região Sul e Nordeste, há uma grande variedade de bonecos. Os principais grupos brasileiros que trabalham com essa forma de arte são o grupo Giramundo, a Cia. Trucks e a Cia. Caixa de Imagens.



Grupo 4: Teatro e Música Infantojuvenis - Alunos: Érica, João Gabriel, Natália e Patrícia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário