sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Roteiro de estudo para a prova (1º Bim.) - 2012

Caros alunos, seguem algumas questões  que servem como roteiros de estudo para a prova do 1º bimestre. Elas contemplam os seguintes pontos do conteúdo programático:
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a) História da literatura infantojuvenil no Brasil.
b) Literatura infantojuvenil, educação e ensino (literatura e escola).
c) Literatura e ideologia (literatura e sociedade).
d) Questões etnicorraciais na literatura infantojuvenil (literatura e identidade).
e) Contos de fadas.
f) Autores consagrados da literatura infantojuvenil. (cânon da literatura infantojuvenil)
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Questões para estudo:
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1) História meio ao contrário, de Ana Maria Machado, subverte o gênero literário “conto de fadas” em vários aspectos. Discorra sobre isso levando em conta: a) o discurso do narrador; b) caracterização dos personagens, c) a presença de etapas – segundo V. Propp – que caracterizam a estrutura dos contos de fadas tradicionais (situação introdutória, surgimento de um problema, procura da solução, submissão a uma prova, êxito na prova; punição ao malfeitor e final ditoso).
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2) A literatura infantil de Monteiro Lobato inova o gênero na tradição literária brasileira. Explique isso levando em consideração a temática, a representação da criança e, é claro, a produção literária do gênero no Brasil até o surgimento da literatura infantojuvenil lobatiana.
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3) No conto de fadas “A cinderela” dos irmãos Grimm, encontramos a presença da doutrina cristã disseminada na história em seu nível simbólico de representação. Isto acontece nas constantes repetições que ocorrem na organização da narrativa, assim como nas figuras das pombas e da aveleira. Explique.
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4)  Aponte e explique quatro funções (sociais e psicológicas) do gênero conto de fadas.
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5) Por que a literatura infantil e o gênero conto de fadas artístico, na Alemanha do século XIX e final do século XVIII, encontram-se articuladas ao movimento romântico e à recém criada ciência do folclore?
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6) Questões sobre a história da literatura infanto-juvenil a partir da década de 60 - para respondê-las, vejam vídeo na postagem "Nova literatura infantil brasileira".¨
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a) Na década de 60, tem-se início um movimento pela promoção da literatura infanto-juvenil no Brasil. O primeiro passo foi a criação da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Para sua divulgação e consolidação, a secretária da entidade (Ruth de Sousa) sugere duas ações estratégicas, quais foram elas?
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b) Quando Nelly Novaes Coelho foi convidada a participar da FNLIJ, ela não tinha interesse na literatura infanto-juvenil. Que fato levou a pesquisadora a mudar sua postura e passar a interessar-se pelo gênero em questão?
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c) Que norma da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação, nos anos 70, abre e consolida um novo nicho no mercado editorial brasileiro, sendo fundamental para a consolidação da nova literatura infanto-juvenil brasileira?
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7) Na opinião de Daniel Munduruku, a escrita e as novas tecnologias de comunicação são muito importantes para os povos indígenas? Que relação se estabele entre memória e identidade na resposta que ele dá à questão feita? Para responder, veja a postagem Artigo de Daniel Munduruku.
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8) Sobre a polêmica Lobato X Parecer CNE, pergunta-se:
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a) Que argumentos Marisa Lajolo utiliza para defender a obra Caçadas de Pedrinho contra o parecer do CNE?
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b) Que argumento as lideranças do movimento negro utilizam apara defender o parecer do CNE? Para responder, considere os depoimentos dos professores Carlos Alberto e Ana Gomes (ver postagem "Polêmica Lobato/CNE: o ponto de vista dos movimentos de negritude") e do professor Douglas Belchior (ver postagem "Monteiro Lobato & Racismo").
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c) Qual sua posição perante a polêmica? Fundamente sua resposta utilizando os argumentos apresentados nas questões acima mais argumentos próprios que, porventura, você tenha.
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9) Sobre Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado, responda:
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a) O narrador utiliza de metalinguagem e dialoga com o leitor?
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b) Quais os personagens da história e como são caracterizados? Considere texto verbal e ilustração.
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c) Como se apresenta o espaço? Considere texto verbal e ilustração.
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d) Com respeito à história e trama, quantas vezes o  coelho pergunta à menina bonita do laço de fita "qual é teu segredo pra ser tão pretinha?" antes de sua mãe explicar que isso se deve "às artes de uma avó preta que ela tinha"? Suas respostas permitem ao coelho ter êxito em sua busca de uma solução para seu problema?
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e) Qual era o problema que o coelho deveria resolver para ser feliz e por que provas ele passa para alcançar êxito em sua missão?
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f) Considerando as etapas – segundo V. Propp – que caracterizam a estrutura dos contos de fadas tradicionais (situação introdutória, surgimento de um problema, procura da solução, submissão a uma prova, êxito na prova; punição ao malfeitor e final ditoso) e sua análise da narrativa desenvolvida nas questões anteriores, verofique qual ou quais etapas apontadas não existem ou são subvertidas na obra em questão.
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g) Como o narrador (observe que o ele é intruso e, por conseguinte, não é neutro) caracteriza a prole do coelho e que valores sociais são apresentados como positivos em seu discurso?
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10) Com base nos resultados da análise de Menina bonita do laço de fita realizada na questão anterior, responda: a obra se apresenta como um exemplo de texto literário infantil sedutor ou utilitário? No caso de ser utilitário, trata-se de um utilitarismo conservador/tradicional - característico da literatura anterior aos anos 70 - ou de um utilitarismo às avessas? Para responder esta questão, considere as discussões de Edmir Perrotti sobre o problema e questão na  obra O texto sedutor na literatura infantil.
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Eis o roteiro de estudos para a prova, agora completo. A questão 9 é um roteiro que apresenta as etapas na realização de uma ANÁLISE de narrativa. É claro que algumas questões são adaptadas ao "corpus" estudado. A última questão (a 10) trata da relação literatura-ideologia. Ela propõe uma discussão sobre a função social do texto e sua ideologia (entendida como um conjunto de valores cognitivos e éticos que orientam uma visão de mundo). Para respondê-la, é necessário uma interpretação com base na análise desenvolvida na questão 9. Em outras palavras: na argumentação deve-se recuperar os resultados relevantes obtidos no trabalho de análise, os quais servirão de argumento. Eis um modelo metodológico de análise que poderá ser usado para a abordagem do problema em outras narrativas infantis. Bom trabalho a todos!

prof. Marciano Lopes

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