sexta-feira, 5 de outubro de 2012

As ‘Cinderelas’ que não estão nos livros

Quem lê “Cinderela” não imagina como esta história já existe há tanto tempo na literatura infantil, e é contada há tantos anos em diferentes lugares do mundo.  Em cada canto, ela recebe uma alteração para se adaptar aos costumes e características locais, conferindo, assim, ainda mais força e vivacidade para o folclore dos povos – que existe desde que o mundo é mundo. Como já citamos em posts anteriores aqui no blog, são duas as versões mais ‘famosas’ do conhecido conto “Cinderela”, assim como são existentes outros contos como o d’Os Irmãos Grimm e de Perrault.
Por tratar de questões que envolvem a sabedoria popular, com situações que se assemelham as que poderiam acontecer com qualquer pessoa, é colocado sempre o posicionamento de que o bem deve prevalecer e as atitudes boas devem ser seguidas, ou então, como bem explica a autora Vera Aguiar:

“Os contos de fadas mantém uma estrutura fixa. Partem de um problema vinculado à realidade (conflitos), que desequilibra a tranquilidade inicial. O desenvolvimento é uma busca de soluções, no plano da fantasia, com a introdução de elementos mágicos. A restauração da ordem acontece no desfecho da narrativa, quando há uma volta ao real. Valendo-se desta estrutura, os autores, de um lado, demonstram que aceitam o potencial imaginativo infantil e , de outro, transmitem à criança a ideia de que ela não pode viver indefinidamente no mundo da fantasia, sendo necessário assumir o real, no momento certo” ( Posfácio da coleção Era uma vez - contos de Grimm. Edição para crianças).


Estes contos estaõ vivos até hoje e não apenas dentro das páginas de livros infantis com suas versões de Perrault e Irmãos Grimm.

 
Talvez da necessidade de se adequar cada vez mais ao público (ideal de vivacidade desses contos), o que muito aconteceu no decorrer dos anos, veio  a ideia de adaptação dos mesmos para o cinema. Assim como aconteceu com grande parte deles, os quais foram representados pela Walt Disney, que usou todos os possíveis efeitos fílmicos na tentativa de dar ênfase e brilho em toda e qualquer história representada. A partir da primeira representação do conto de “Cinderela”, feita de fato pela Walt Disney em 1950, foram inúmeros os outros filmes lançados por Hollywood que retomam o mito de “Cinderela”. Isso não só aconteceu com o mito da “Cinderela”, como também, por exemplo, com o mito da “Branca de Neve”. Sobre isso,  pode-se encontrar mais informações na postagem: http://eraumavezuem.blogspot.com.br/2012/09/publico-publico-meu-branca-de-neve-de.html aqui neste blog.
Cinderela (1950, dir. Clyde Geronimi), Para sempre Cinderela (1997, dir. Andy Tennant), A Nova Cinderela (2004, dir. Mark Rosman), Deu a louca na Cinderela (2007, dir. Paul Bolger e Yvette Kaplan) e Outro Conto da Nova Cinderela (2008, dir. Damon Santostefano), o que eles têm em comum? A temática relacionada e a gata borralheira mais famosa da literatura e uma madrasta nada sensível, como é no conto original. Nessas versões da Cinderela, ela não é mais aquela menina que vive em uma terra muito distante e se apaixona por um príncipe do mais importante reino, mas no final, depois de muito sofrer, sempre fica com o mocinho. Ela está agora cada vez mais próxima da realidade atual, não mais esquece o sapatinho de cristal na escada (porque ela usa All Star cor de rosa no lugar dele), mas sim o celular super moderno. Não sonha em se casar e ter filhos, mas sim ir pra faculdade, ou ser cantora. Em todos os casos, elas querem sua independência, serem libertas da madrasta malvada. Seus nomes passam longe de ser ‘Cinderela’, elas são apresentadas ao público como Daniele, Ana, Mary e San e são cada vez mais populares.
Todos esses filmes nos remetem a uma ideia: mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, mudam-se os roteiros, mudam-se os enfoques principais, mas a temática, a essência da menina borralheira vai permanecer ainda por muito e muito tempo.
Trailer da primeira versão Hollywoodiana inspirado na “Cinderela”.
Filme 'Para Sempre Cinderela'




Assista você também, na íntegra, a outros filmes inspirados na temática da Cinderela:

- 'Cinderela' (da Disney): http://www.youtube.com/watch?v=WcYDsyEKXiA
- 'Deu a Louca na Cinderela':  http://www.youtube.com/watch?v=FW-Ywvg1ZRE

- 'Outro conto da Nova Cinderela': http://www.youtube.com/watch?v=yFMEWRMKBik&feature=fvsr

Referências:

GT 1 - Contos de fadas e narrativas orais 

2 comentários: