segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Iarandu, o cão falante

  Olívio Jekupé é um escritor pertencente ao tronco tupi-guarani. Além disso, ele tem realizado palestras em diversos estados do país, e também na Itália, e ministra cursos em que aborda a importância da literatura escrita pelo índio, entre outros temas, como a importância das escolas nas aldeias. O escritor paranaense de contos, poesias e romances mora na aldeia Krukutu, Parelheiros (SP) e algumas de suas obras são: Verá o contador de história, Iarandu o cão falante, Xerekó arandu a morte de kretã, Arandu ymanguaré, O saci verdadeiro, Itália e Literatura escrita pelos povos indígenas.
 
  Iarandu, o cão falante têm um enredo muito interessante, pois conta a história de um pequeno índio guarani, Popyguá, que ganha um cão e lhe dá o nome de Iarandu. Um dia, ao chegar da escola,o menino ouve uma voz que pergunta como foi a aula e se surpreende ao perceber que a voz é de seu cão. A partir disso, o menino tem que guardar esse segredo e a magia da amizade entre os dois toma conta do livro. 
 
  Diferente de outros livros de literatura infantil indígena, essa obra de Olívio Jekupé traz elementos da cultura indígena mais atuais, como a aldeia que fica próxima a cidade e por isso não possui tanto espaço para o pequeno guarani brincar com seu cão e o cotidiano do criança da aldeia que também apresenta o ambiente escolar.  
 
  A leitura do livro é realmente uma viagem e atesta a afirmação que Daniel Muduruku, outro grande escritor indígena, faz na introdução do mesmo livro "Olívio faz o sonho virar realidade e nos mostra que podemos e devemos estar atentos para os mistérios que a vida pode nos proporcionar."



REFERÊNCIA
 
JEKUPÉ, Olivio. Iarandu, o cão falante. Ed. Peiropolis. São Paulo: 2002. Disponível em: http://oliviojekupe.blogspot.com/

Grupo 1: Literatura Infantil Indígena

Nenhum comentário:

Postar um comentário