segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Daniel Munduruku Estreia Coluna em Revista Digital

 
  O escritor indígena Daniel Munduruku iniciou neste mês de outubro sua nova coluna na Revista Digital Emília. Criada a partir da iniciativa de um grupo de profissionais ligados à área editorial, interessados em promover, por meio democrático, a prática de leitura de textos literários em crianças e jovens, além disso, busca oferecer  um meio de discussão e reflexão sobre questões ligadas a literatura infanto-juvenil.
 
  Em sua primeira publicação, Daniel Munduruku escreveu sobre a língua como técnica para a transformação da memória ancestral em identidade. Segundo o autor, os povos indígenas são detentores de conhecimentos ancestrais, no entanto suas tradições eram passadas por meio da fala, palavra e oralidade, obrigando as novas gerações a por em ação a memória. Sendo assim, discute que  a memória dos povos indígenas dominados abriga repertórios que serão atualizados com novos acontecimentos, pois  possibilitará novos sentidos, abrigando novos elementos que serão repetidos em um movimento cíclico ao longo da história.  
 
  Munduruku, por fim, observa que o papel da literatura indígena é ser portadora da boa notícia do (re)encontro entre essa memória ancestral,  negada pelos povos invasores e a memória ancestral 'atualizada'.
 
  Nesse contexto, portanto, o autor utiliza de mecanismos diversos para prender a atenção do leitor, um deles é a presença de um  pequeno poema para finalizar seu texto, nos deixando instigados a ler as próximas publicações.
Ficaremos atentos!
________________________
Para a leitura completa da coluna de Munduruku e da Revista Emília seguem os links abaixo: Coluna de Daniel Munduruku / Revista Emilia

( Foto retirada de : http://flipzona.wordpress.com/2011/07/08/um-pouco-sobre-daniel-munduruku-e-heloisa-prieto/ - acesso em 31/10/11)


Grupo 1: Literatura Infantil Indígena

Nenhum comentário:

Postar um comentário