O mundo da criança é considerado um mundo de imaginação infinita, no qual tudo é possível. Visto que a literatura proporciona à criança essa experiência através da leitura, é nas séries iniciais que o gosto por poesias, ou literatura em geral, acontece de forma intensa e encantadora aos olhos desse público, sendo muitas vezes a infância decisiva para a formação de um leitor.
O compositor e músico Toquinho, muito conhecido por suas parcerias com outros cantores e poetas, apresenta inúmeras canções que retratam o universo infantil. Entre os trabalhos realizados temos o projeto do DVD Toquinho no Mundo da Criança, composto por sete animações: Aquarela, O Pato, A casa, A bicicleta, Errar é Humano, O caderno e Mundo da Criança. As ilustrações e a musicalidade podem não só estimular o interesse da criança para o conhecimento dessa arte como também servir de motivação para o conhecimento de outras poesias, já que esses componentes - ilustração e musicalidade - podem ser construídos a partir da leitura, compreensão e interpretação de poesias num momento de mediação professor-texto-aluno em sala de aula.
Ao utilizar esta animação como uma forma de introduzir o conteúdo de poesia infantil, acredita-se que o professor poderá ressaltar as características composicionais de uma poesia salientando a sua musicalidade e o estímulo à imaginação sem que haja necessidade de que a criança ouça uma poesia como canção para imaginá-la musical.
Abaixo é apresentado um vídeo com uma das canções, Mundo da Criança, a qual é utilizada para nomear o DVD:
O link a seguir dá acesso a um artigo cujo estudo trata dos sons do poema na formação do leitor. O artigo ressalta a importância do ritmo e da musicalidade na poesia infantil e ainda apresenta como exemplo o poema "A menininha" de Caparelli: http://migre.me/5YODT.
Grupo 3: Poesia Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário