sábado, 1 de outubro de 2011

Meus Oito Anos - Casimiro de Abreu

Oh! que saudades que tenho
da aurora da minha vida,
da minha infância querida
que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
naquelas tardes fagueiras
à sombra das bananeiras,
debaixo dos laranjais!
Como são belos os dias
do despontar da existência!
− Respira a alma inocência
como perfumes a flor;
O mar é – lago sereno,
o céu – um manto azulado,
o mundo – um sonho dourado,
a vida – um hino de amor!
Que auroras, que sol, que vida,
que noites de melodia
naquela doce alegria,
naquele ingênuo folgar!
O céu bordado de estrelas,
a terra de aromas cheia,
as ondas beijando a areia
e a lua beijando o mar!
Oh! dias da minha infância!
Oh! meu céu de primavera!
Que doce a vida não era
nessa risonha manhã!
Em vez das mágoas de agora,
eu tinha nessas delícias
de minha mãe as carícias
e beijos de minha irmã!
Livre filho das montanhas,
eu ia bem satisfeito,
da camisa aberta ao peito,
− pés descalços, braços nus –
correndo pelas campinas
à roda das cachoeiras,
atrás das asas ligeiras
das borboletas azuis!
Naqueles tempos ditosos
ia colher as pitangas,
trepava a tirar as mangas,
brincava à eira do mar;
rezava às Ave-Marias,
achava o céu sempre lindo,
adormecia sorrindo
e despertava a cantar!
Oh! que saudades que tenho
da aurora da minha vida,
da minha infância querida
que os anos não trazem mais!
− Que amor, que sonhos, que flores,
naquelas tardes fagueiras
a sombra das bananeiras,
debaixo dos laranjais!

  O livro Antologia de poesia brasileira para crianças reúne poemas ilustrados de diversos poetas brasileiros, tais como: Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Manoel Bandeira, Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, Mário Quintana, Henriqueta Lisboa, Raul Bopp, Fagundes Varela entre outros. Intitulados como poetas da antologia, estes são considerados e também consagrados como poetas que fazem de seus versos objeto de grande fascinação tanto em crianças como em adultos.
 
  Logo no início desta coleção de poesias, é feita uma reflexão sobre a poesia como sendo o cata-vento da vida, na qual o autor compara a poesia ao cata-vento para fazer com que os leitores possam por meio dos pontos Norte, Sul, Leste e Oeste, guiar-se melhor pelos caminhos da vida, ou seja, quando usa seu cata-vento tem o objetivo de marcar um desses pontos, que sempre vai representar alguma situação da vida. Por exemplo: quando o cata-vento marca o Norte, o poeta transmite para a sua poesia questões que envolvem a beleza do mundo e os sentimentos de amor e amizade; quando marca o Sul, quer mostrar o caminho do descobrimento, das viagens e das aventuras; quando marca o Leste pretende falar sobre as origens das pessoas e também do tempo da infância e por fim quando marca o Oeste o poeta busca expor fatos e situações do longo caminho que tem percorrido na vida.
 
  O interessante neste livro é que, antes de apresentar as poesias o autor coloca uma pequena síntese da obra associada a biografia dos poetas, enfatizando as principais características e perspectivas de trabalho intrínsecas de cada um, especificamente quando o assunto é: arte e literatura – poesia infantil. Esta estratégia tem como objetivo instigar o interesse pela leitura das poesias, uma vez que o leitor antes de entrar em contato com a arte/poesia, já tem um prévio conhecimento sobre os assuntos que cada um deles, discorre em suas poesias. 
 
  As poesias deste livro estão dispostas em grupos e/ou temas distintos, o que facilita a compreensão da criança em relação ao texto lido. No primeiro grupo estão as poesias que abordam Nossos amigos: os animais e as plantas, no segundo, Do mar e além mar, no terceiro, A ronda do sol e da lua, no quarto, O país da infância e por fim no quinto o das Fantasias. A poesia apresentada acima Meus oito anos de Casimiro de Abreu, pertence ao grupo do país da infância e fica como um exemplo das poesias que foram colocadas nesse grupo para representar as saudades da infância e da terra natal. 
 
  Tendo em vista essas observações o livro mostra-se uma ótima indicação de leitura para professores e pessoas que se interessam por essa literatura.


REFERÊNCIA
 
Antologia de poesia brasileira para crianças / ilustrações Teo Puebla. Barueri, SP: Girassol, 2007. Introdução e seleção: Célia Ruiz Ibáñez , revisão: Maria Luisa de Abreu Lima Paz.

Grupo 3: Poesia Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário