domingo, 18 de novembro de 2012

A literatura infantil como arte pedagógica - o "Jacaré preguiçoso", de Ruth Rocha


 



No livro O jacaré preguiçoso, de Ruth Rocha, a autora aborda uma questão bastante atual e preocupante no mundo: a obesidade infantil. O tema é explorado por meio do jacaré Jácomo, personagem central que tem como características ser muito preguiçoso e obeso, seu irmão Jaiminho um jacarezinho bem forte e desenvolvido, Seu Jacaré, pai dos dois, e Dona Jacarina mãe.
 
Jácomo era muito preguiçoso, pois só queria saber de comer e dormir, não brincava, não praticava nenhum exercício e só comia. Dona Jacarina alertava-o sempre daquele comportamento e seu pai ressaltava que um dia ele ia precisar fugir de caçadores, caso estes invadissem a floresta.
 
Num belo dia a previsão do pai aconteceu, todos fugiram dos caçadores menos Jácomo que de tão gordo não conseguiu correr. O jacaré gordinho foi levado para um zoológico e lá ficou longe de sua família. Inconformado com a situação e decidido a mudar, ele começa uma série de exercícios para emagrecer. Com o tempo, consegue perder muitos quilos e foge da jaula direto para a floresta onde estavam seus familiares. Desse dia em diante, Jácomo nunca mais parou de se exercitar e acabou virando professor para os outros animais gordinhos.
 
Percebemos que Jácomo só tem a consciência de que está acima do peso, quando é preso em um zoológico. Isso nos permiti uma leitura de que a preocupação com a obesidade só se dá tarde demais, a partir desse momento a regressão é mais complicada. Aqui notamos uma referência a fatos reais, pois circula-se frequentemente orientações e avisos sobre essa postura – perceber tarde demais que está precisando de uma dieta.

Como se percebe, Ruth Rocha trabalha em seu texto, por meio de um jacaré obeso, uma questão bastante preocupante nos últimos anos, pois a obesidade infantil vem crescendo de maneira preocupante.O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que uma a cada três crianças de 5 a 9 anos está acima do peso e que a quantidade de crianças com menos de cinco anos que terão sobrepeso ou obesidade vai ultrapassar 42 milhões em todo o mundo. Em consequência, muitas doenças que eram exclusivas de adultos, hoje, já afetam os menores de 10 anos. A questão da obesidade levantada pela autora incita na criança (geralmente as que lêem esse livro está na mesma idade da pesquisa do IBGE) o pensamento de solução ou mesmo de mudança comportamental por parte dela em relação a esse tema. Ou seja, o livro possui uma função pedagógica, de proporcionar uma orientação para os leitores, de modo que ele transita entre arte literária e pedagógica.

Segundo Coelho (1997), as grandes obras literárias infantis que se impuseram pertencem simultaneamente a essas duas áreas distintas: a da arte e da pedagogia. Assim, percebe-se que as palavras de Ruth Rocha navegam entre os dois conceitos, uma obra que diverte e educa simultaneamente, dessa forma como afirma Coelho (1997), “a criança precisa ser preservada da ‘crise’ e ajudada em sua necessária integração social elegendo como ideal a literatura informativa”, isto é, transmitindo-lhe valores e situações reais que permitam o aprendizado.
 
Levando em consideração a temática obesidade, lembrando que a obra infantil tem um recurso infinito de temas que podem e são trabalhados de maneira brilhante, ainda podemos levantar alguns questionamentos sobre esse livro O Jacaré Preguiçoso. Coelho (1997) ressalta a consciência de mundo presente na literatura infantil, essa consciência é assimilada pelo leitor e passa a atuar no seu espírito, dinamizando-o no sentido de certa transformação.
 
A criança vendo um jacaré gordo, logo vai entender/assimilar que ser obeso não é bom e essa situação pode lhe acarretar algum problema futuramente, dessa maneira a literatura de cunho pedagógico se faz presente. Pois são essas situações que motivam os pensamentos e as conclusões do leitor criança. Sobre essas situações motivadoras, Coelho (1997) afirma que,

Retiradas da realidade cotidiana e perfeitamente compreensíveis pelo espírito infantil, as mensagens desses livros são essencialmente formadoras de uma consciência de mundo bastante generosa, facilmente assimilada pela criança. Entre as atitudes ou valores que integram tal consciência, estão: a alegria de conviver, o impulso de fraternidade que leva cada um a dar ao outro aquilo que está ao seu alcance, o espírito de solidariedade, a utilidade de cada coisa ou ser, o entusiasmo de fazer coisas, a beleza das coisas que nos rodeiam, a consciência de que vários elementos isolados quando fundidos resultam em uma realidade nova, totalmente diferente de cada uma de suas partes constituintes, valorização do trabalho de equipe, o amor generoso, etc.
Está claro que esses ‘valores’ ou ‘atitudes’ não são racionalizadas pelas crianças (...) Entretanto, como cada elemento deste universo literário tem sua razão de ser e está organicamente integrado no todo, a criança assimila, ludicamente, uma visão de mundo que é realista (porque corresponde ao mundo concreto em que ela vive) mas é também idealista, generosa, alegre e bela e que atuará de maneira positiva em seu espírito infantil. (COELHO, 1997, p.47)

 
Com isso, a obra O Jacaré Preguiçoso, transfere para a criança um saber que mistura as duas esferas do real e do ideal, confrontando na criança o que é melhor para seu desenvolvimento.  

 REFERÊNCIAS

 

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. 6a. edição. São Paulo: Ática. 1997.

Rocha, Ruth. O jacaré preguiçoso. São Paulo: Salamandra, 2005.

GT - 3 Literatura e ideologia 

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