quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A construção de sentidos nas ilustrações de Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado



O livro Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado, ilustrado por Claudius, foi abordado em postagens anteriores na temática da autora Ana Maria Machado: http://eraumavezuem.blogspot.com.br/2012/09/video-com-animacao-de-menina-bonita-com.html, mas na postagem de hoje serão abordados outros elementos antes não considerados, levando em conta que as pessoas que acessam o blog já tem conhecimento da história. Para isso, utilizaremos algumas considerações do artigo Revelações que a escrita não faz: a ilustração do livro infantil, de Ana Paula Bernardes Abreu (2010), que analisa a importância das ilustrações para o livro infantil bem como a relação entre as linguagens visual e verbal, verificando de que forma elas colaboram para a construção de novos sentidos para o texto.

Na introdução de seu artigo, Ana Paula Abreu comenta sobre a importância da ilustração e como ela contribui para a formação de novas interpretações e de novos olhares sobre o texto escrito.   Para iniciar a análise das ilustrações do livro “Menina bonita do laço de fita”, consideramos as funções que ela aponta para a ilustração da capa de um livro:

“A ilustração da capa da obra já constitui uma função, a descritiva. Nela, a ilustração cumpre a premissa de descrever os personagens, os objetos, o ambiente, as situações, etc. Esta descrição pode ser feita fielmente aos caracteres extraídos do texto, ou, pode caracterizar as personagens a partir de perspectivas imaginativas do ilustrador (ABREU, 2010, p. 328)”











Outra função contida na ilustração da capa é a "expressiva" (cf. Camargo, 1998). Na figura, aparecem elementos gráficos como os corações e a expressão facial do coelho, indicando a sua admiração e paixão pela menina negra. Segundo Abreu (2010) “Esse sentimento é facilmente percebido pela criança, pois o código visual possui uma arbitrariedade bastante solidificada”.

O ilustrador, percebendo que a narrativa constitui-se a partir da beleza de uma menina negra, articula seu trabalho de forma que o mesmo contribua e amplie as possibilidades de leitura do texto. Através das imagens, podemos perceber uma menina vaidosa, bonita e estudiosa. O coelho além de admirar a menina por sua beleza, também a admira, implicitamente por ser dedicada aos estudos.






Nas imagens acima, o ilustrador teve o cuidado de representar os traços da menina, negra, bonita, olhos pretos como azeitonas e cabelos enroladinhos. A imagem dos olhos revela a existência de uma criança ativa, alegre, curiosa e criativa. Outro traço característico da beleza negra, retratado pelo ilustrador, são os lábios carnudos, que podem ser observados na menina, na sua boneca, na mãe da menina, na coelha e na filha negra do casal de coelhos, destacados nas figuras abaixo: 




        



Podemos perceber também na ilustração dos filhos coelhos a miscigenação, pois fica evidente a presença de coelhos de várias cores, mostrando a interação entre eles por meio de abraços e sorrisos. Há, portanto, a presença de valores morais e ideológicos em favor da miscigenação racial e, por conseguinte, contra o racismo.

Com base nas considerações feitas, percebemos a importância da ilustração na construção de sentidos no texto. Cada ilustração abordada na história de Ana Maria Machado completa o sentido da narrativa, sendo um elemento fundamental e não um componente acessório no desenvolvimento da história.



Referências

ABREU, A. P. B. Revelações que a escrita não faz: a ilustração do livro infantil. Revista eletrônica do grupo de pesquisa em cinema e literatura. Vol. 1, nº 7, Ano VII, Dez/2010, p. 328 – 341.


CAMARGO, L. H. Poesia Infantil e Ilustração: Estudo sobre Ou isto ou aquilo de Cecília Meireles. São Paulo, Unicamp, 1998 (Dissertação de Mestrado). Acessado em 17/09/2012, disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000135504
 

Grupo 06 - HQs e ilustração do livro infantojuvenil


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