O
livro Menina bonita do laço de fita,
de Ana Maria Machado, ilustrado por Claudius, foi abordado em postagens
anteriores na temática da autora Ana Maria Machado: http://eraumavezuem.blogspot.com.br/2012/09/video-com-animacao-de-menina-bonita-com.html, mas na postagem de hoje serão
abordados outros elementos antes não considerados, levando em conta que as
pessoas que acessam o blog já tem conhecimento da história. Para isso,
utilizaremos algumas considerações do artigo Revelações que a escrita não
faz: a ilustração do livro infantil, de Ana Paula Bernardes Abreu
(2010), que analisa a importância das ilustrações para o livro infantil
bem como a relação entre as linguagens visual e verbal, verificando de que
forma elas colaboram para a construção de novos sentidos para o texto.
Na introdução de seu artigo, Ana Paula Abreu comenta sobre a
importância da ilustração e como ela contribui para a formação de novas
interpretações e de novos olhares sobre o texto escrito. Para
iniciar a análise das ilustrações do livro “Menina bonita do laço de fita”, consideramos as funções que ela aponta para a ilustração da capa de um livro:
“A ilustração da capa da obra já constitui
uma função, a descritiva. Nela, a ilustração cumpre a premissa de descrever os
personagens, os objetos, o ambiente, as situações, etc. Esta descrição pode ser
feita fielmente aos caracteres extraídos do texto, ou, pode caracterizar as
personagens a partir de perspectivas imaginativas do ilustrador (ABREU, 2010,
p. 328)”
Outra
função contida na ilustração da capa é a "expressiva" (cf. Camargo, 1998). Na
figura, aparecem elementos gráficos como os corações e a expressão facial do
coelho, indicando a sua admiração e paixão pela menina negra. Segundo Abreu
(2010) “Esse sentimento é facilmente percebido pela criança, pois o código
visual possui uma arbitrariedade bastante solidificada”.
O
ilustrador, percebendo que a narrativa constitui-se a partir da beleza de uma
menina negra, articula seu trabalho de forma que o mesmo contribua e amplie as
possibilidades de leitura do texto. Através das imagens, podemos perceber uma
menina vaidosa, bonita e estudiosa. O coelho além de admirar a menina por sua
beleza, também a admira, implicitamente por ser dedicada aos estudos.
Nas
imagens acima, o ilustrador teve o cuidado de representar os traços da menina,
negra, bonita, olhos pretos como azeitonas e cabelos enroladinhos. A imagem dos
olhos revela a existência de uma criança ativa, alegre, curiosa e criativa.
Outro traço característico da beleza negra, retratado pelo ilustrador, são os
lábios carnudos, que podem ser observados na menina, na sua boneca, na mãe da menina, na
coelha e na filha negra do casal de coelhos, destacados nas figuras abaixo:
Podemos
perceber também na ilustração dos filhos coelhos a miscigenação, pois fica
evidente a presença de coelhos de várias cores, mostrando a interação entre
eles por meio de abraços e sorrisos. Há, portanto, a
presença de valores morais e ideológicos em favor da miscigenação racial e, por conseguinte, contra o racismo.
Com base nas considerações feitas, percebemos a importância da ilustração na construção de
sentidos no texto. Cada ilustração abordada na história de Ana Maria Machado
completa o sentido da narrativa, sendo um elemento fundamental e não um
componente acessório no desenvolvimento da história.
Referências
ABREU, A. P. B. Revelações que a
escrita não faz: a ilustração do livro infantil. Revista eletrônica do grupo de pesquisa em cinema e literatura. Vol.
1, nº 7, Ano VII, Dez/2010, p. 328 – 341.
CAMARGO, L. H. Poesia
Infantil e Ilustração: Estudo sobre Ou
isto ou aquilo de Cecília Meireles. São Paulo, Unicamp, 1998
(Dissertação de Mestrado). Acessado em 17/09/2012, disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000135504
Grupo
06 - HQs e ilustração do livro infantojuvenil
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