sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A Poesia Infantil: Ontem e Hoje

  O surgimento da Poesia Infantil como gênero literário surge no Brasil apenas no final do século XIX. Feita por autores como Gonçalves Dias e Casimiro de Abreu, esse tipo de poesia era publicado em livros para adultos, por isso percebemos que os autores não se preocupavam em escrever para crianças, apenas escreviam pela necessidade da época em instruí-las. E assim, a poesia infantil surgiu na educação visando principalmente a aprendizagem da Língua Portuguesa, não ainda com o reconhecimento dessa literatura como arte específica.
  No artigo Poesia infantil: uma linguagem lúdica, de Maria de Lourdes Bacicheti Gonçalves, é feita uma discussão sobre a natureza da poesia infantil e suas especificidades buscando enfatizar qual tipo de poesia deve ser levada para a sala de aula e a partir dela para a sociedade. 
  A autora reconhece que no início a finalidade era apenas de transmitir valores burgueses para serem incorporados como instrumento de ensinamento educacional, no entanto sabemos que hoje apesar de reconhecerem o valor dessa leitura ainda a tratam como um gênero menor com a alegação de que o público infantil não gosta desse gênero literário. A verdade é que, como a própria autora comenta, privar o aluno de ter contato com essa linguagem lúdica e sonora significa reduzir as possibilidades de criação e crescimento da criança, uma vez que é um tipo de texto imprescindível para sua formação. 
  Ao contrario do que se pensavam no surgimento da poesia infantil, a função dessa arte não é o domínio linguístico, mas sim possibilitar ao leitor um posicionamento crítico do que é apresentado. Sobre isso, a escritora expõe que a escolha da poesia a ser trabalhada em sala de aula ou como indicação de leitura deve apresentar uma linguagem rica que provoque os sentidos das crianças e mostre a elas que estão diante de uma organização especial da linguagem. 


      Este artigo aborda o que deve ser observado na escolha de uma boa poesia para que ela seja entendida como arte completa e determinada ao público infantil. No entanto, antes que a poesia seja apresentada às crianças ela precisa ser entendida e refletida por quem a escolhe e isso garantirá que a criança terá condições de fazer o mesmo.

Acessado em: 02/09/2011

Grupo 3: Poesia Infantil

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