sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ana Maria Machado - Parte I

          Ana Maria Machado, carioca de Santa Tereza, nasceu às vésperas do natal, em 24 de dezembro de 1941.
 
Iniciou sua carreira profissional como pintora, mas, formada em Letras Neolatinas em 1964, optou por seguir a carreira docente, dando aulas no Brasil e no exterior. Paralelo a isso, trabalhou como jornalista em o Correio da Manhã, Jornal do Brasil e O Globo, além de algumas revistas, como a Veja e a Isto é. Desde 24 de abril de 2003, ocupa a cadeira número 01 da Academia Brasileira de Letras, sucedendo Evandro Lins e Silva.
 
Durante a ditadura, foi presa pelo governo militar e exilada na Europa, onde, em Paris, fez doutorado em Linguística e Semiótica sob orientação de Roland Barthes. Voltou ao seu país de origem em 1972 e, em 1977, ganhou o prêmio João de Barro pelo livro História meio ao contrárioApós dois anos, abriu uma livraria especialmente para crianças, a Malasarte.
 
Nos primeiros anos do século XXI, Ana Maria Machada recebe dois grandes prêmio, consagrando-a, também, em cenário mundial. No ano de 2000, conquistou o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o prêmio Nobel da literatura infantil mundial. Em 2001, ganhou o maior prêmio literário nacional, o Machado de Assis, pelo conjunto da obra, concedido pela Academia Brasileira de Letras.
 
Além dos livros dedicados às crianças, Ana Maria Machado também escreveu livros para adultos como Tropical sol da liberdade, Aos quatro ventos e Canteiros de saturno. Dentre os infantis e juvenis estão: História meio ao contrário; Camilão, o comilão; Dorotéia a centopéia; Dia de chuva; Era uma vez três; Menina bonita do laço de fita; A velhinha maluquete; dentre mais de 70 livros escritos para este público. Quer saber um pouco mais sobre a autora? Entre no site: www.anamariamachado.com

Algo Mais

Ana Maria Machado fala sobre sua infância e as histórias infantis contadas pela avó: www.youtube.com/watch?v=zuofCcFUIro

Entrevista sobre seu primeiro livro de poesias “Sinais do mar”:

Livro “Menina bonita do laço de fita”

Livro “Camilão, o comilão”:

REFERÊNCIAS
 

Grupo 6: Autores Consagrados da Literatura Infanto-Juvenil

Nenhum comentário:

Postar um comentário