domingo, 25 de setembro de 2011

O Artesão, de Walter Lara


  Estreante no campo da Literatura infanto-juvenil, Walter Lara, artista plástico premiado, é autor do livro O artesão, recomendado para leitores iniciantes de 6/7 anos. O livro, construído somente por imagens, estimula a imaginação da criança-leitora por meio do realismo mágico. A obra "sem palavras" foi considerada entre as 30 melhores do ano pela Revista Crescer em 2011, além de ser selecionada para o Catálogo de Bolonha (2011), e ser altamente recomendada pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil (FNLIJ). 
 
  O site da editora Abacatte (http://www.abacatteeditorial.com.br/catalogo-interna/artesao) sugere exercícios para serem trabalhados em sala de aula juntamente com a leitura do livro: 

ATIVIDADES SUGERIDAS

- Conversar com a turma sobre a figura do luthier e sua importância como artesão de sonhos.
- Orientar os alunos numa minipesquisa sobre a arte de construir instrumentos de corda, também conhecida como luteraria. Pesquisar também sobre projetos bem-sucedidos de formação de jovens luthiers.
- Pedir comentários sobre a narrativa por imagens: o protagonista e seus pequenos companheiros; luteraria e respeito à natureza; o ofício de formar instrumentistas.
- Incentivar a classe a responder às perguntas lançadas por Fábio Sombra, na 4ª capa.
- Levar, para uma audição em sala de aula, algumas faixas de CD's com músicas gravadas por grandes violonistas do Brasil.
- Produção de texto (em prosa ou em versos): ''Violão companheiro''.




Grupo 5: Obras Premiadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário