quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A Companhia dos Lobos


  E então o caçador abriu a barriga do lobo enquanto ele dormia, e salvou Chapéuzinho e sua avó. Como seria, porém, se Chapéuzinho não quisesse ser salva? Como seria se Chapéuzinho se demorasse de propósito, para perder para o lobo?
  Uma das formas de interpretar a história de Chapéuzinho Vermelho é justamente sob a ótica do amadurecimento sexual - e é por esse viés que Neil Jordan, o premiado diretor de filmes como "Entrevista com o Vampiro", fez o filme "A Companhia dos Lobos" (1984), que pode ser entendido como uma releitura do conto de fada.
  Que ninguém se engane: não é uma mera paródia, tampouco uma reprodução infantilizada (ou erotizada) da história. Neil Jordan mistura diversas histórias de lobos, protagonizadas por uma garota de 14 anos - a suposta Chapéuzinho - de maneira que o espectador não sabe se ela está sonhando ou não.
  Nesse universo onírico, em um roteiro não-linear onde sonho se funde com a realidade, os desejos - ou pesadelos - da menina tomam forma. A principal delas: a companhia do lobo.
  Além disso, o filme é recheado de metáforas e simbolismos - vários deles presentes nos contos de fadas. A título de curiosidade, aí vão alguns possíveis significados de elementos que aparecem:


Cabelos: Simbolizam força física, virilidade, sedução, e vaidade("cabeludos por fora"). As virtudes e as propriedades de uma pessoa estão concentradas nos cabelos e nas unhas("cabeludos por dentro"). É um símbolo de instinto, sedução feminina e atração física.

Cogumelos: Representam crescimento rápido. (A vó diz que os cogumelos a farão mal).

Sapo: É considerado um elemento masculino. Exprime a cobiça desenfreada que costuma afogar a pessoa em seu próprio excesso. O sapo quando morre, fica negro e entra em estado de putrefação, enchendo-se de seu próprio veneno.

Coelho: Por causa de sua rápida reprodução, normalmente representa fertilidade e luxúria.

Cobra: Corresponde à base do instinto e da impulsividade natural. Possui conotações sexuais simbolizando a existência de conflitos eróticos quando a imagem aparece em sonhos.

Aranhas: Pode significar uma armadilha próxima ou vaidade, narcisismo. (As aranhas caem na Bíblia)

Arco-íris: Essa imagem, em sonhos, simboliza a proximidade de felizes acontecimentos, resultantes da própria renovação cíclica da vida. (Ciclo menstrual)

Poço: O poço é símbolo do útero feminino, assim como eles são passagens para a Mãe Terra. Frequentemente aparecem em contos de fadas e sonhos como lugares de penetração para o mundo desconhecido do inconsciente, do que está escondido e que no dia-a-dia está inacessível.

Corvo: É o companheiro da morte.

  Outra curiosidade sobre o filme, é o fato de sua inspiração no conto "O Quarto do Barba Azul", de Angela Carter, uma escritora inglesa conhecida por sua literatura pós-feminista e por estudos a respeito de contos de fada - tome-se como exemplo a antologia de contos organizada por ela, "103 contos de Angela Carter".

   Segue abaixo o trailer em inglês.




Uma boa pedida para quem gosta de uma pitada de terror em contos de fadas.
Link no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0087075/

Grupo 4: Contos de Fadas na Atualidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário