domingo, 4 de setembro de 2011

A Lenda do Guaraná


   Hoje no Brasil, tem-se dado certa importância às narrativas indígenas coletadas da oralidade por alguns antropólogos ou escritores que demonstram interesse nesse tipo de literatura. São narrativas adaptadas para crianças e jovens, em que são retratados os pensamentos e o modo de vida do nosso índio. 
 
  Os temas são, aparentemente, inocentes, mas possibilitam reflexões profundas sobre a identidade cultural destes seres humanos tão marginalizados na nossa sociedade contemporânea. São histórias tradicionais, atemporais, eternas. Histórias das origens, crenças e mitos indígenas que apesar das interferências do branco ainda representam os índios em sua essência.

Sendo assim, um exemplo disso é a "Lenda do Guaraná", que apresenta um multiplicidade de versões, mas que, no geral, apresentam o mesmo final, isto é, sempre há a morte de algum personagem,em sua maioria crianças ou jovens indígenas, e dessa morte nasce uma planta com um fruto em formato de olho que alimenta e dá forças aos guerreiros das tribos.

  Versões da Lenda do Guaraná:


 


(Texto adaptado de http://migre.me/5X5Oa. Acesso em: 04/09/2011)


Grupo 1: Literatura infantil indígena

Um comentário: