domingo, 22 de setembro de 2013

Irmãos Grimm: excelência e pioneirismo

Nascidos em Hanau, Jacob Grimm em 1785 e Wilhelm Grimm em 1786, os irmãos Grimm são “contadores de histórias”. Sua obra  (escreveram mais de uma centena de contos) são reconhecidos no mundo pela excelência de  escrita e pela importância da pesquisa folclórica, que resgatou inúmeras histórias da cultura popular.
 
De infância boa, os irmãos Grimm não passaram necessidades, apesar de terem perdido o pai quando ainda tinham onze anos de idade. E como o pai, estudaram direito, mas não seguiram carreira, pois largaram a faculdade para se dedicaram a literatura.
 
Como sabiam que os primeiros povos transmitiam suas histórias oralmente, resolveram escrevê-las. Registrar fazia parte da ideia inicial deles, assim se preservava a cultura do povo alemão. Além de redigir contos pulares e mitos antigos, o que trouxe um campo de investigação desconhecido para a época, escreveram várias obras, e marcaram história, até DICIONÁRIO ALEMÃO eles escreveram. Acreditavam que com este trabalho não somente valorizavam  a cultura do seu povo, mas também contribuíam decisivamente para a construção de uma cultura e identidade nacionais necessárias à consolidação da jovem nação alemã, que estava surgindo da união de diferentes etnias e Estados. Mitologia e Gramática também estão em suas obras e concorrem igualmente para o projeto nacionalista de consolidação do novo Estado alemão. Sobre a obras deles e o projeto político que a orienta, leia-se o artigo Os irmãos Grimm, entre romantismo, historicismo e folclorística, de Sérgio da Mata (UFOP) e Giuelle Vieira da Mata (UFMG).

 

Em 1812, os primeiros contos dos Grimm foram publicados levando o nome de “Histórias das Crianças e do Lar”, totalizando 51 histórias. Daí por diante ficaram mais famosos esses contos, e sua popularidade cresceu, no mundo todo. Inclusive tiveram várias outras versões baseadas nessas primeiras histórias de Jacob e Wilhelm Grimm, que tinham como característica, uma linguagem de fácil entendimento.

A princípio essas histórias coletadas não eram infantis e nem foram coletadas com o objetivo de serem direcionadas às crianças como literatura infantil, mas ao fazê-lo, os irmãos as adaptaram para uma narrativa mais suave, simples e com uma linguagem fácil, afinal crianças ouviriam essas histórias.

As histórias relatadas, que eram passadas de geração em geração, e coletadas pelos irmãos Grimm, tinham propósito de entreter adultos, e alguns dos seus finais eram trágicos, o que não poderia se adequava ao público infantil.
fontes virtuais:
 
GT 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário