terça-feira, 3 de setembro de 2013

Ana Maria Machado: contribuições à Literatura Infantil


Quando abordamos Ana Maria Machado e sua carreira de escritora na literatura infantil, sentimos a necessidade de citar um nome importante que influenciou positivamente sua formação: Monteiro Lobato. Segundo a autora, a busca pela renovação da literatura infantil deve-se ao fato de que, no Brasil, ela era pouco valorizada e o que se encontrava em circulação eram apenas algumas obras traduzidas para o português, de modo que o contexto das histórias, assim como os sentimentos e os interesses nelas discutidos, eram distantes da realidade de nossas crianças.   A influência e a importância da obra infantil de Lobato é assumida por Ana Maria Machado ao declarar que  “cresceu lendo e vivendo o universo lobatiano, foi virando gente grande e começou a mostrar a marca disso.”  (apud LAJOLO, 1983, p.102).
Ana Maria Machado defende a presença simultânea do real e do faz-de-conta nas diversas situações sociais do universo infantil. Assim como Monteiro Lobato em sua época discutiu questões de seu tempo, ela se preocupa em tratar das preocupações dos seus contemporâneos quando escreve. É notável como, sem deixar de lado o encanto e singeleza da linguagem, Ana Maria Machado busca evidenciar e trabalhar as situações reais da sociedade quando escreve, discorrendo sobre seus valores e ideais, abordando e discutindo diferentes e relevantes temas sociais de forma clara e interessante.


Veja a seguir alguns exemplos de temáticas sociais apresentadas por Ana Maria Machado em suas obras de literatura infantil:

De olho nas penas (Colonização, exílio e crítica à tradição)
Um pra lá, outro pra cá (Separação conjugal)

Beto, o carneiro (Identidade e respeito às diferenças)

Menina bonita do laço de fita (O preconceito e a diversidade cultural)
Bento que bento é o frade (Solidariedade)

História meio ao contrário (Crítica à tradição)


        Ana Maria Machado trouxe para a literatura brasileira um novo olhar e uma nova maneira  de contar histórias sem deixar de lado a função social da literatura infantil, tão importante para a formação do indivíduo e de um cidadão participante e crítico. Por isso, para ela, escrever para crianças pode ser tão ou mais complexo do que criar para adultos. Talvez, por esta razão, Ana Maria Machado não se preocupe apenas com a criação literária infantil, mas também com a reflexão acadêmica sobre o gênero, conforme comprova sua pesquisa “Contador que conta um conto faz contato em algum ponto”, monografia em que mostra as semelhanças entre nossas histórias populares com as que foram reunidas pelos Irmãos Grimm. Neste trabalho, a escritora também levanta questões importantes sobre a qualidade da literatura infantil e principalmente das edições, colocando os livros para crianças em local de destaque, longe da imagem de “bobinhos e simples”, que leitores, pais e até educadores têm sobre esse gênero literário.

           O trabalho, dedicação e cuidado com a literatura infantil levou Ana Maria Machado à conquista de vários prêmios:

João de Barro (Pref. Municipal de Belo Horizonte)
Altamente Recomendável (Fund. Nac. do Livro Infantil e Juvenil)
Prêmio Maioridade Crefisul (Crefisul)
Altamente Recomendável (Fundalectura, Bogotá, Colômbia)
Américas Award for Children's and Young Adult Literature (CLASP)
Lista de Honra (IBBY) 
Lista Melhores do Ano (Fundalectura, Bogotá, Colômbia)
Melhor Ilustração-Noma (Japão)
Melhor livro (Fund. Nac. Livro Infantil e Juvenil)
Melhor Livro Infantil Latino-americano (ALIJA - Buenos Aires)
Os 40 Livros Essenciais (Nova Escola)
Prêmio Casa de Las Americas (Casa de Las Americas, Cuba)
Prêmio APPLE (Instituto Jean Piaget, Suiça)
Prêmio Ofélia Fontes - O melhor para a criança (FNLIJ)
Selo de Ouro (Fund. Nacional do Livro Infantil e Juvenil)
Prêmio Jabuti (Câmara Brasileira do Livro)

Fontes:

www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe.sys/start.htm?infoid=133&sid=92

LAJOLO, Marisa. Ana Maria Machado: seleção de textos, notas, estudo biográfico, histórico crítico e exercícios. São Paulo: Abril educação, 1983.

GT5

Nenhum comentário:

Postar um comentário