domingo, 22 de setembro de 2013

Hans Christian Andersen: importância reconhecida

De família pobre, Hans Christian Andersen, dedicado, aprendeu a ler bem cedo. Com o pai sapateiro, sua família morava em apenas um cômodo. Aos 14 anos conheceu um diretor de teatro, e resolveu se aventurar nessa ideia, que também incluía ser bailarino, e claro, escreveu algumas peças já nessa época.
 
Famoso por seus contos infantis, o que era raro para a época, Hans também escreveu livros para adultos e poesias.  Suas histórias buscam sempre passar valores morais e éticos, considerando que, apesar das diferenças sociais entre o rico e o pobre, o que prevalecia era o caráter pessoal. E, naquela época, já se preocupava com direitos iguais a todos os homens, assim escrevia seus contos.
 
“O patinho feio” , “Soldadinho de chumbo” e “A pequena sereia” estão entre seus contos mais famosos dele,  todos levados ao cinema pela Walt  Disney.

Até 1872, Hans já tinha escrito mais de 150 contos infantis, sendo que seus primeiros contos foram lançados em 1835.  Em 1875, Hans Andersen faleceu devido a uma doença que o deixara bastante frágil anos antes.

O prêmio mais importante do gênero Infanto-juvenil,  leva o nome de Hans Andersen. Sua importância, para literatura, é tamanha que  o dia dois de abril, nascimento de Hans, é DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTO-JUVENIL.

Referências virtuais:
 
GT-2
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário