terça-feira, 27 de agosto de 2013

O índio "bom selvagem" na Literatura Infantojuvenil

Nossas crianças são presenteadas com várias personagens indígenas desde os primeiros anos de vida. As histórias em que o índio é representado acompanham também a faixa juvenil chegando aos leitores adultos. A gama de publicações é imensa e, para cada público específico, mais lançamentos aparecem a cada ano.
Para a grande maioria da população, causa surpresa o fato de escritores consagrados que, não sendo índios, têm em sua biografia romances com essa temática e voltados para o público infantil.

Um exemplo é o livro “As aventuras de Tibicuera” de Érico Veríssimo, em que a personagem narra sua trajetória através de fatos históricos do Brasil. Trata-se de uma mistura de fatos reais e ficção que, além de ensinar, diverte e permite que a história se desenrole como "um romance de aventuras que se passa na Terra e tem como personagem principal a Humanidade".

Mas, como esse índio brasileiro é representado nessas histórias? A representação quase sempre é a do índio como bom selvagem, conforme nos aponta Bonin e Kirchof:

 “ (...) a representação do índio como bom selvagem, tanto na visão hegemônica de sujeito dócil quanto na visão romântica de personagem idealizado. Geralmente ele  (índio),incorpora essas identidades quando é cristianizado ou submetido a um projeto de civilização, e assim, numa perspectiva utilitária, passa, de alguma forma, a servir ao colonizador .”

Tanto em “As aventuras de Tibicuera” como em “Expedição aos martírios” e “Volta à serra misteriosa” de Francisco Marins, essa representação se repete e deixa evidente o intuito de caracterizar esse herói romântico: índio cristianizado, dedicado totalmente ao branco, cheio de bravura e coragem.

BIBLIOGRAFIA

 VERÍSSIMO, E. As aventuras de Tibicuera. São Paulo: Companhia  das Letras, 2005.

BONIN, I.T., KIRCHOF, E.R. Entre o bom selvagem e o canibal: representações de índio na literatura infantil brasileira em meados do século XX.  Disponível em: www.revistas2.uepg.br   Capa  Vol. 7 (2012)
MARINS, F., Volta à Serra Misteriosa. Coleção A Aventura de ler – São Paulo: Editora Melhoramentos. 1977.
MARINS, F., Expedição aos martírios. Coleção A Aventura de ler – São Paulo: Editora Melhoramentos. 2005.
                                          
                                                                                              
 GT 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário