segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Ruth Rocha, algo sobre...


Ruth Machado Louzada Rocha, filha de casal carioca, mas paulistana de nascença. Ruth Rocha se encontra hoje entre os maiores nomes da Literatura Infanto Juvenil, com várias coleções lançadas, e centenas de livros publicados, atinge a marca de mais de 10 milhões de exemplares vendidos, não apenas no Brasil, mas também em outros países.

Socióloga, formada pela Universidade de São Paulo, com pós graduação em Orientação Educacional. Antes de se consagrar como escritora, atuou como orientadora no Colégio Rio Branco, trabalhou como escritora de artigos sobre educação, participou da criação da revista recreio, da editora Abril, onde surgiu a oportunidade de publicar suas primeiras histórias.
 
As obras de Ruth Rocha, ganhadoras do prêmio Jabuti de literatura, são:

a) “Uma história de rabos presos” (na categoria Literatura Infantil, em 1990);

b) Coleção “Escrever e criar. É só começar”. 5ª e 8ª séries do ensino fundamental (na categoria Livro Didático, em 1997);

c) Coleção “escrever e criar. Uma nova opção”. 1º e 2º graus (essa coleção foi vencedora nas categorias: livro do ano – não ficção e Livro Didático, no ano de 2002);

 d) Coleção “Pessoinhas” (na categoria Didáticos e Paradidáticos, em 2011).

Outros prêmios

Em1998 foi condecorada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso com a Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura.

Em 2002, recebeu também o Prêmio Moinho Santista de Literatura Infantil, da Fundação Bunge.

Ganhou também o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, em 2003, na categoria Literatura Infantil, pela adaptação de  “Odisséia”.

Enfim, a escritora Ruth Rocha recebeu várias premiações e homenagens, das quais não haveria como listÁ-las todas aqui. Atualmente, ela é membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta.

Para encerrar
 
O vídeo a seguir, relata de forma bastante precisa toda a trajetória desta grande autora, suas premiações, publicações, etc. Ela que, antes de tudo, é também mãe, avó, mulher, profissional da área de educação e um exemplo para muitos, ensinando aos jovens, crianças e até mesmo os adultos, por meio de suas obras repletas de conteúdos sócio-educativos e pedagógicos.





FONTES VIRTUAIS
 


GT 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário