domingo, 25 de agosto de 2013

Teresinha e Gabriela: as (in)diferenças na construção de uma amizade



 
A história de Teresinha e Gabriela foi lançada em 1976, pela editora Salamandra/SP, sendo a segunda de três histórias publicadas no livro: Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias.

Ruth Rocha em “Teresinha e Gabriela”

 
            A narrativa

A história fala sobre uma menina que se chamava Gabriela que em sua escola todas as crianças queriam brincar com ela. Até que um dia uma menina chamada Teresinha mudou-se para a sua rua.
Teresinha era completamente diferente de Gabriela, ela era loirinha, bonitinha, arrumadinha, usava vestido e era estudiosa enquanto Gabriela usava rabo- de cavalo no cabelo, era encapetada, sabia pular cordas e usava calças compridas.     
Gabriela começou a ter ciúmes de Teresinha, pois ela era arrumadinha e todos seus amigos só falavam dela. Por esse motivo, Gabriela menosprezava Teresinha antes mesmo de conhecê-la, pois essa só queria estudar, nem sabia correr e  não sujava  o vestido. Porém, Gabriela começou a mudar de comportamento ficando muito parecida com a Teresinha, tanto que até durante o recreio ela ficava fazendo tricô e, ao mesmo tempo, em contrapartida, Teresinha também mudava seu comportamento, ficando muito parecida com Gabriela. Quando as duas se viram pela primeira vez começaram a rir porque estavam mesmo engraçadas, se tornaram amigas e aprenderam muito uma com a outra.
 

 Algumas considerações
 

Nesta história, podemos notar que, além da arte, temos também o caráter utilitário da obra, ou seja, o caráter pedagógico. De uma forma bastante divertida e valendo-se de uma linguagem fácil e muitas ilustrações, Ruth Rocha aborda a temática das diferenças entre as pessoas. Nesse caso, a "moral", ou seja, o aprendizado que se pretende passar para as crianças é de que pessoas diferentes também podem ser amigas e que, além disso, pessoas diferentes podem aprender muito uma com a outra, exatamente por serem diferentes. Também podemos pensar que a autora aborda a questão do preconceito, pois as duas protagonistas, apesar de se conhecerem apenas pelo o que os amigos falavam para elas uma da outra, já não se gostavam.

"Acreditamos que boa parte da empatia, quase mágica, que o texto dessa autora estabelece com o leitor, origina-se em dois elementos chave. Em primeiro lugar, na linguagem utilizada, que é solta, coloquial, desprovida de artificialismos, muito próxima à do leitor, estabelecendo, por isso mesmo, um clima de cumplicidade entre narrador e ouvinte. Em segundo lugar, no olhar crítico com que a autora analisa e descreve situações e personagens, convidando o leitor a, ele mesmo também, analisar, criticar, julgar os fatos, numa postura mudancista, que rejeita o estabelecido e aposta no novo".(SILVA,2008, p.184).

Outro aspecto que também nos chama atenção nesta obra é a indagação que a autora faz para o seu leitor no final da história: “Você acha que foi bom ou que foi ruim Terezinha e Gabriela ficarem amigas?” o que a nosso ver é muito importante, pois a autora leva a criança leitora realizar uma reflexão.
 
Por ser uma história lançada em 1976, podemos nos atentar também para a descrição feita da personagem Teresinha: “Teresinha loirinha, bonitinha, arrumadinha. Teresinha estudiosa, vestida de cor-de-rosa”, que pode nos sugerir, por meio da figura de Teresinha, um discurso dos padrões que a sociedade da época esperava que as garotas seguissem - sempre arrumadinhas, quietinhas.

Para encerrar

Podemos concluir assim que a história de Teresinha e Gabriela transfere para seus leitores, por meio das palavras de Ruth Rocha, a conscientização de que não podemos ter um preconceito de uma pessoa só por aquilo que escutamos falar dela e, além disso, quando nos  aproximamos de pessoas com modos diferentes de viver do nosso, podemos ter um grande crescimento pessoal , pois é por meio das diferenças que aprendemos uns com os outros.

 
O vídeo a seguir, traz a história de Teresinha e Gabriela narrada e ilustrada. 
Vale a pena assistir.




BIBLIOGRAFIA:

SILVA, Vera Maria T. Literatura Infantil Brasileira: um guia para professores e promotores de leitura. Goiânia: Cânone Editorial, 2008, p.183-200.

ROCHA, R. Marcelo, Marmelo, Martelo e outras histórias. 
Disponível em: http://www.unilago.com.br/download/arquivos/20996/[Infantil]_Ruth_Rocha_-_Marcelo_Marmelo_Martelo.pdf 

GT 6

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