A história de Teresinha e Gabriela foi lançada em 1976, pela editora Salamandra/SP, sendo a segunda de três histórias publicadas no livro: Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias.Ruth Rocha em “Teresinha e Gabriela” |
A narrativa
A história fala sobre uma
menina que se chamava Gabriela que em sua escola todas as crianças queriam
brincar com ela. Até que um dia uma menina chamada Teresinha mudou-se para a
sua rua.
Teresinha era completamente diferente de Gabriela, ela era loirinha, bonitinha, arrumadinha, usava vestido e era estudiosa enquanto Gabriela usava rabo- de cavalo no cabelo, era encapetada, sabia pular cordas e usava calças compridas.
Teresinha era completamente diferente de Gabriela, ela era loirinha, bonitinha, arrumadinha, usava vestido e era estudiosa enquanto Gabriela usava rabo- de cavalo no cabelo, era encapetada, sabia pular cordas e usava calças compridas.
Gabriela começou a ter ciúmes de Teresinha, pois
ela era arrumadinha e todos seus amigos só falavam dela. Por
esse motivo, Gabriela menosprezava
Teresinha antes mesmo de conhecê-la, pois essa só queria estudar, nem sabia
correr e não sujava o vestido. Porém, Gabriela começou a mudar
de comportamento ficando muito parecida com a Teresinha, tanto que até durante
o recreio ela ficava fazendo tricô e, ao mesmo tempo, em contrapartida,
Teresinha também mudava seu comportamento, ficando muito parecida com Gabriela. Quando
as duas se viram pela primeira vez começaram a rir porque estavam mesmo
engraçadas, se tornaram amigas e aprenderam muito uma com a outra.
Algumas considerações
Nesta história, podemos
notar que, além da arte, temos também o caráter utilitário da obra, ou seja, o
caráter pedagógico. De uma forma bastante divertida e valendo-se de uma
linguagem fácil e muitas ilustrações, Ruth Rocha aborda a temática das
diferenças entre as pessoas. Nesse caso, a
"moral", ou seja, o aprendizado que se pretende passar para as
crianças é de que pessoas diferentes também podem ser amigas e que, além disso,
pessoas diferentes podem aprender muito uma com a outra, exatamente por serem
diferentes. Também podemos pensar que a autora aborda a questão do preconceito,
pois as duas protagonistas, apesar de se conhecerem apenas pelo o que os amigos
falavam para elas uma da outra, já não se
gostavam.
"Acreditamos que boa parte da
empatia, quase mágica, que o texto dessa autora estabelece com o leitor,
origina-se em dois elementos chave. Em primeiro lugar, na linguagem utilizada,
que é solta, coloquial, desprovida de artificialismos, muito próxima à do
leitor, estabelecendo, por isso mesmo, um clima de cumplicidade entre narrador
e ouvinte. Em segundo lugar, no olhar crítico com que a autora analisa e
descreve situações e personagens, convidando o leitor a, ele mesmo também,
analisar, criticar, julgar os fatos, numa postura mudancista, que rejeita o estabelecido
e aposta no novo".(SILVA,2008, p.184).
Outro aspecto que também nos chama atenção nesta obra é a
indagação que a autora faz para o seu leitor no final da história: “Você acha que foi bom ou
que foi ruim Terezinha e Gabriela ficarem amigas?” o que a nosso ver é muito
importante, pois a autora leva a criança leitora realizar uma reflexão.
Por
ser uma história lançada em 1976, podemos nos atentar também para a descrição
feita da personagem Teresinha:
“Teresinha loirinha, bonitinha, arrumadinha. Teresinha estudiosa, vestida de
cor-de-rosa”, que pode nos sugerir, por meio da
figura de Teresinha, um discurso dos padrões que a sociedade da época esperava
que as garotas seguissem - sempre arrumadinhas, quietinhas.
Podemos concluir assim que a história de Teresinha e Gabriela transfere para seus leitores, por meio das palavras de Ruth Rocha, a conscientização de que não podemos ter um preconceito de uma pessoa só por aquilo que escutamos falar dela e, além disso, quando nos aproximamos de pessoas com modos diferentes de viver do nosso, podemos ter um grande crescimento pessoal , pois é por meio das diferenças que aprendemos uns com os outros.
O vídeo a seguir, traz a história de Teresinha e Gabriela
narrada e ilustrada.
Vale a pena assistir.
Vale a pena assistir.
BIBLIOGRAFIA:
SILVA, Vera Maria T. Literatura Infantil Brasileira: um guia
para professores e promotores de leitura. Goiânia: Cânone Editorial, 2008,
p.183-200.
ROCHA, R. Marcelo, Marmelo, Martelo e outras histórias.
Disponível em: http://www.unilago.com.br/download/arquivos/20996/[Infantil]_Ruth_Rocha_-_Marcelo_Marmelo_Martelo.pdf
Disponível em: http://www.unilago.com.br/download/arquivos/20996/[Infantil]_Ruth_Rocha_-_Marcelo_Marmelo_Martelo.pdf
GT 6
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