terça-feira, 20 de agosto de 2013

Ana Maria Machado: a história de quem faz história

 


De acordo com Marisa Lajolo (1983), Ana Maria Machado, foi uma menina de infância feliz, criada no meio das fantasias e encantos das letras, apresentadas e contadas em forma de histórias por seus avós Ceciliano, Rita e por amigos, tendo como cenário principal a praia de Manguinhos no Espírito Santo, onde passava longas temporadas de férias. Com todos estes elementos instigadores, não poderíamos esperar outra coisa se não a revelação de uma grande “fada” das palavras. No entanto, com toda sua criatividade, não poderia imaginar o longo caminho que percorria e a pessoa importante que se tornaria na literatura infantil, não somente a brasileira, mas a mundial. 
  Nascida no bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro, no dia 24 de dezembro de 1941, a escritora, jornalista, professora e pintora é a filha mais velha de Mário de Souza Martins e Dinah Almeida de Souza Martins. A própria Ana Maria Machado ressalta que quando criança foi uma menina que aprendeu a ler antes mesmo de completar 5 anos de idade e passava horas de seu tempo fazendo leituras de livros como: Reinações de Narizinho, que era seu preferido. O gosto e a prática da leitura e da escrita resultaram em sua primeira publicação as 12 anos de idade, o texto “Arrastão”, publicado na revista Folclore.
 Ao conhecermos a história desta autora, percebemos que sua educação foi prestigiada por um mundo de livros e leituras. Em todos os relatos de suas experiências, observamos o universo literário que a cerca, não só a família, mas também a companhia dos amigos. Ainda de acordo com a escritora, mais tarde estudou pintura na Escolhinha de Arte de Artes do Brasil, em seguida no Museu da Arte Moderna. Posteriormente, ingressou na faculdade, e como no momento não havia formado nenhuma opinião sobre que curso realizar, optou por Geografia. No entanto, desistiu do curso para estudar Letras na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, nomeada atualmente Universidade Federal do Rio de Janeiro.
 Como professora, prosseguiu seus estudos voltados para a literatura, lecionando em colégios e faculdades. Também foi neste mesmo período em que a autora foi procurada pela Editora Abril com a proposta de que escrevesse textos infantis para a revista Recreio, que iniciava um trabalho promissor dirigido ao leitor infantil. Ela aceitou o convite e seus textos foram muito bem aceitos pelo público. Ana Maria Machado começou a mostrar seu trabalho e a encantar os apaixonados por literatura infantil, uma oportunidade que lhe abril grandes portas como escritora.
Em meio a Ditadura Militar, Machado sentiu todas as consequências dessa situação de desraizamento e viu-se obrigada a sair do Brasil na tentativa de escapar da situação politica e imparcial que se apresentava no país. No final de 1972, voltou ao Brasil e deu continuidade a sua carreira de jornalista. Em 1977, Ana Maria Machado começa a transformar seus textos em livros de literatura infantil, como "Bento – que – Bento – é – o – Frade", e no ano seguinte recebe o prêmio João De Barro pelo livro “História Meio ao Contrário”, o primeiro de muitos prêmios de sua carreira. Em 1979, ao sentir uma grande dificuldade em encontra livros específicos da literatura infantil, Ana Maria Machado revela ter tido a ideia de organizar e inaugurar, no Rio de Janeiro, uma livraria especializada nesse público, a livraria Malasartes. 
Para ilustrar, este vídeo retrata um pouco sobre a grande trajetória de nossa Ana Maria Machado. aqui você poderá conferir suas principais obras de sua vasta literatura para crianças e também para adultos.

Fontes:
LAJOLO, Marisa. Ana Maria Machado: seleção de textos, notas, estudos biográficos, histórico e critico e exercícios. São Paulo: Abril Educação, 1983.
MACHADO, Ana Maria. [Biografias: Livros: Cadernos de notas: Novidades: Correio]. [2011]. disponível em . Acesso: 12/08/2013
 
GT5

Nenhum comentário:

Postar um comentário