segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Monteiro Lobato - Breve apresentação

          
  Monteiro Lobato (1882-1948), o precursor da literatura infantil no Brasil, trouxe a inovação para a literatura infantil, atrelando fantasia à realidade comum e familiar da criança.
   Considerado um dos grandes mestres deste tipo de literatura, Lobato rompe com os estereótipos fantasiosos, até então, em voga, e o maravilhoso passa a compor o real tornando-se possível de ser vivenciado por qualquer pessoa.
 
   Suas principais obras destinadas ao público infanto-juvenil são: “Reinações de Narizinho” (1921); “O Saci” (1921); “O Marquês de Rabicó” (1922); “A Caçada da Onça” (1924); “Viagem do Céu” (1932); “Sítio do Pica-Pau Amarelo” (1939) etc.
 
  Essas obras infantis são praticamente ausentes de sentimentalismo. A lógica, a curiosidade e a sinceridadecruel, quase sarcástica - são características predominantes em seus personagens, principalmente em “Sítio do Pica-Pau Amarelo”.
 
  Além de criar histórias e personagens, o escritor também fez adaptações de obras famosas como “Dom Quixote das crianças”, “Minotauro”, "Alice no país das maravilhas", "Robinson Crusoé" etc. O intuito dessas adaptações era propiciar conhecimento da tradição histórica, e, mais do que isso, objetivava mostrar como um livro pode apresentar sentidos diferentes no decorrer da história, levando assim, o leitor infanto-juvenil a descobrir e renovar sentidos e “verdades” que foram cristalizados com o tempo.

- Ché ! - Exclamou Emília. Se o livro inteiro é nessa perfeição de língua, até logo! Vou brincar de esconder com o Quindim . Lança em cabido, adarga antiga, galgo corredor... Não entendo estas viscondadas, não ! (LOBATO. 1957, p.14).

  O excerto retirado da obra “Dom Quixote das Crianças” revela o momento no qual D’ Benta inicia a narração da história original de Dom Quixote às crianças. Por ser um livro composto de vocabulário e de estilos rebuscados sua leitura não lhes traziam motivação. D’ Benta, então, começa a narrá-la de uma forma cujos desejos das crianças sejam atendidos. No decorrer da narração elas vão interpretando e atribuindo sentidos aos fatos do enredo, que emanam das condições históricas e ideológicas das quais estão inseridas.
 
  Mais detalhes sobre o livro "Dom Quixote das Crianças" e outras obras infantis de Monteiro Lobato podem ser encontradas nos seguintes sites:
 

REFERÊNCIA
 
Cristiane Mandanêlo de Oliveira (2005). “Monteiro Lobato (1882-1948) – Lobato um Exponente Brasileiro.


Grupo 6: Autores Consagrados da Literatura Infanto-Juvenil

Um comentário:

  1. Boa postagem, mas apresenta alguns problemas de redação para arrumar. Ainda: esteticamente fica melhor se vocês usarem uma fonte menor para a citação, está grande demais em relação ao texto. Para diferenciar, mudem o tipo de fonte.[Marciano Lopes]

    ResponderExcluir