domingo, 21 de agosto de 2011

A pátria - poema de Olavo Bilac

Segundo Fernandes (2008), a literatura infantil no Brasil surge no período de transição dos séculos XIX para o XX. Desse período até os dias atuais, muitos escritores tornaram-se consagrados, ou seja, são valorizados e reconhecidos pela dedicação ao público mirim, contribuindo, dentre outras coisas, para a formação do leitor.
A fim de conhecermos quem são esses autores, apresentá-los-emos, seguindo a linha cronológica da história da literatura infantil no Brasil. Cabe frisar que trataremos aqui, apenas, dos principais escritores.


Transição do século XIX para o XX

  Olavo Bilac (1865-1918): Embora seja tradicionalmente conhecido com um dos principais nomes do Parnasianismo, Bilac, no início do século XX, também escreveu literatura destinada aos leitores mirins.  Fernandes (2008) afirma que o "príncipe dos poetas", em suas obras, primava em transmitir os valores ufanistas, ou seja, de amor à pátria e evocação ao militarismo. Essas tendências podem ser verificadas na poesia abaixo, retirada do livro  Poesias Infantis, de 1929.



A PÁTRIA
:
Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste!
Criança! não verás nenhum país como este!
 
Olha que céu! que mar! que rios! que floresta!
A Natureza, aqui, perpetuamente em festa,
 
É um seio de mãe a transbordar carinhos.
Vê que vida há no chão! vê que vida há nos ninhos,
 
Que se balançam no ar, entre os ramos inquietos!
Vê que luz, que calor, que multidão de insetos!
 
Vê que grande extensão de matas, onde impera
Fecunda e luminosa, a eterna primavera!
 
Boa terra! jamais negou a quem trabalha
O pão que mata a fome, o teto que agasalha…
 
Quem com seu suor a fecunda e umedece,
Vê pago o sue esforço, e é feliz, e enriquece!
 
Criança! não verás país nenhum como este:
Imita na grandeza a terra em que nasceste!
 

            Embora estejamos falando de Bilac, poeta parnasiano, ao lermos esse poema, temos a impressão que se trata de uma composição da primeira geração romântica, a geração indianista ou nacionalista, uma vez que apresenta um sentimento ufano e de valorização da Natureza. Isso se deve, porque a literatura infantil nesse período tinha claramente uma função pedagógica, isto é, de ensinar, sobretudo, valores.
 
            Fernandes (2008) acrescenta que “os valores ideológicos imbuídos expressam o idealismo da época, valores que se manifestam em torno do ideário nacionalista amparado nas concepções filosófico-educacionais modernas, associados ao processo de expansão da escola, difusão e massificação da leitura literária às classes populares”.
 
Esse poema, bem como os outros que compõem o livro “Poesias Infantis”, de Olavo Bilac, podem ser acessados na página http://migre.me/5Xhb9. Essa página oferece muitos detalhes a respeito da produção literária infantil do período de 1880 a 1910.

REFERÊNCIA
 
Hercília Maria Fernandes (2008) – Doutoranda em Educação pela UFRN e é autora do blog “Novidades e Velharias”, no qual apresenta muitos artigos relacionados à história da literatura infantil no Brasil.

Grupo 6: Autores Consagrados da Literatura Infanto-Juvenil

Nenhum comentário:

Postar um comentário