domingo, 28 de agosto de 2011

Boi da Cara Preta - Sérgio Capparelli


     Sérgio Capparelli formou-se em jornalismo e trabalhou alguns anos na área. Algum tempo depois atuou como professor e publicou livros infanto-juvenis em prosa. Em 1983 foi publicado ''Boi da cara preta'', seu primeiro livro de poesia infantil, pelo qual ganhou o Prêmio de Poesia/Literatura Infantil e Juvenil da Associação Paulista de Críticos de Arte. 
 
      Sérgio Capparelli é um dos principais nomes da poesia infantil contemporânea, ''seus versos exploram o humor, o ludismo, os sonhos e as vivências infantis, através da reativação de motivos e recursos da poesia folclórica, tão familiar à infância, do ilogismo e da brincadeira com a sonoridade e o sentido das expressões'', segundo a crítica de Vera Teixeira de Aguiar.

     No livro ''O Boi da Cara preta'' Caparelli faz jogo de palavras assim como em suas outras obras. O autor apresenta situações que mostram às crianças alegrias e aflições. Alguns de seus poemas lembram parlendas e até mesmo cantigas. Encantam-se com o ritmo e as rimas apresentados nos poemas. Um dos poemas do livro "O Boi da Cara preta":


A casa da Dona Rata
 
Na casa de Dona Rata,
tem uma enorme goteira.
Quando chove, ninguém dorme,
acordado, a noite inteira.
 
A goteira é tão grande
que molha a sala e a cozinha,
quarto, banheiro, despensa
e mais de vinte ratinhas.
 

Dona Rata contratou
um ratão para o conserto:

 
– De que adianta eu subir,
se o telhado não tem jeito?

Não tem jeito, seu Ratão
explique então esse caso.

– Sua casa, dona Rata,
 não tem telha nem telhado.


A poesia de Sérgio trata de um fato que sempre acontece na casa de Dona Rata. Ela imaginava que poderia ser uma grande goteira e com isso quando chovia ninguém dormia na casa de Dona Rata, todos ficavam acordados a noite inteira.
 
A goteira era tão grande que acabava molhando a casa inteira, todos os cômodos, além das filhas de Dona Rata. Dona Rata contratou alguém para o conserto, um ratão, e ele disse a ela que nem adiantava subir no telhado, pois não havia jeito.
 
Com isso Dona Rata questiona o ratão para explicar tudo direito, e ele diz que a casa de Dona Rata não tem telha nem telhado.
 
Assim, entendemos o porque a casa de Dona Rata molha inteira quando chove, pois não existe nada, nem goteira, nem telha, nem telhado, nada que possa proteger a casa da Dona Rata.



REFERÊNCIAS

Do site: http://www.capparelli.com.br/. Acesso em: 04 de setembro de 2011.
Do livro: Boi da Cara Preta, autoria de Sérgio Capparelli, Porto Alegre:LP&M, 1998. 27ª edição.


Grupo 3: Poesia Infantil   

2 comentários:

  1. Vocês retiraram o poema do livro ou do ciberespaço? Seria mais interessante falar do livro, ou seja, dos poemas que o compõem, do que parafrasear o poema apresentado (o que não acrescenta informação alguma ao texto de você). Abraços.

    ResponderExcluir