Ao longo de distintos textos publicados no blog foram
abordados conteúdos que revelam como as ilustrações são importantes para que a
leitura cumpra seu “caráter didático”, termo usado por Simm e Bonin (2011).
Em“Menino Poti”
ilustrado por Claudius, na 16ª edição da Editora Salamandra o ilustrador insere
um mundo de cores e fantasias logo identificado ao coloridos cabelos do
indiozinho de azul!
Todos os desenhos são feitos como se alguma criança tivesse
pegado sua caixa de lápis de cor e pintado ela mesma cada uma das ilustrações.
Essa técnica utilizada pelo ilustrador permite uma aproximaçãocom o leitor
mirim que sente que aquelas ilustrações poderiam ser facilmente realizadas por
ele.
Essa aproximação, intencional ou não,faz com que a criança
já no inicio da leitura , na capa, tenha seu interesse despertado por essa
familiaridade com seu mundo : desenhos, rabiscos, cores fortes e nem sempre
comuns em alguns locais. Quem já não pegou o desenho de uma criança e viu uma
bela árvore pintada de rosa com pintinhas verdes? Ou ainda, um cavalo gracioso
todo verde e comendo uma grama azul? Ou ainda: as nuvens do céu coloridas com
todas as opções da palheta de cores?
Ao ver que seu mundo também está inserido nessa literaturao
pequeno leitor passa a avançar na
leitura percebendo quais os traços comuns aos seus podem estar ali
marcados cumprindo seu caráter didático.
GT3
MACHADO, ANA MARIA; CECCON, CLAUDIUS, coleção MICO MANECO, 16 ª edição, Editora
Moderna,SP,1968.
Nenhum comentário:
Postar um comentário