quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A ILUSTRAÇÃO NA "LENDA DO GUARANÁ"



Continuando na temática sobre a ilustração nas histórias indígenas infantis, discorreremos um pouco sobre a “Lenda do Guaraná” (Melhoramentos, 1986), de Ciça Fittipaldi. A autora tanto escreve como ilustra esse livro, tendo por ele recebido a indicação pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), ao Prêmio Hans Christian Andersencomo ilustradora . O irrepreensível trabalho e cuidado ao retratar a cultura indígena são destacados por Nilma Gonçalves Lacerda:
Invocando o artista plástico Miró, Ciça não tem nenhum medo de se valer do desenho plano a fim de alcançar a expressão devida da cultura indígena. Tendo clareza de seu projeto de levar aos livros infantis a expressão de nossas forças vitais, registrando em suporte de cultura letrada os valores de povos ancestrais, investe na expansão do traçado indígena, cujo conhecimento em geral se mostra reduzido à decoração dos objetos vendidos como souvenirs ao turista brasileiro, feito assim estrangeiro a si mesmo.”
São dois tipos de ilustrações: uma colorida, com cores muito fortes – característica das histórias que retratam a vida indígena, ocupando toda a página que narra a história. As em preto e branco, situadas abaixo do texto de cada página, trazem o contexto cultural da nação indígena.
As figuras em preto e branco que retratam a cultura são bem simples com arabescos típicos dos índios, daqueles que são vistos em todas as representações indígenas, quer sejam no artesanato ou roupas como na própria pele como preparação para guerras e festas.
Todos os humanos, animais, árvores e utensílios são desenhados a partir da influência que a ilustradora busca na obra do escultor catalão Joan Miró (1893- 1983), e após um período de aprendizado sobre “a expressão gráfica simples e conceitual dos Yanomamis” na década de 80.
Nas ilustrações coloridas, as tonalidades que mais se destacam são o vermelho, o laranja, o verde, o azul e o amarelo, com predominância do laranja e do verde. A ilustração tem função didática e sedutora, conforme relata Elisabeth Teixeira, importante ilustradora de livros infantis em palestra proferida na Feira Literária de São Bernardo do Campo (Felisb-2013) a alunos do Ensino Fundamental da rede pública. 
A ilustração estimula a leitura, é um fator de atração e sedução. Em todo livro infantil o que impacta é a imagem, depois é que a criança entra no texto. O ilustrador conta com suas ilustrações uma versão da história que o escritor escreveu”.
Valendo-se dessa sedução provocada pelas imagens, Ciça Fittipaldi prima pela fusão de cores que prendem a atenção e estimulam a curiosidade das crianças. Proporcionar uma leitura agradável e “colorida” permite  que essa interação texto-imagem seja essencial para o aprendizado, visto que o livro “A lenda do guaraná” pertence à coleção “Morená” e circula nas escolas e bibliotecas.


GT3
http://cicafittipaldi.blogspot.com.br/( para ver mais desenhos da autora siga o link) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário