quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Poesia e sensibilidade infantil

A professora e pesquisadora Maria da Glória Bordini é referência nos estudos da literatura infantil. Um de seus livros Poesia Infantil, publicado pela Editora Ática, tem como segundo capítulo Poesia e sensibilidade infantil, o qual discute formas populares e cultas da poesia enfatizando a relação que existe entre o corpo e a mente infantis, principalmente os aspectos da sensibilidade estética.
Bordini destaca em seu artigo a evidência sonora da poesia para o público infantil, pois, para a autora, mesmo sem compreender o sentido, a criança se encanta com o texto, pede para o adulto ler várias vezes e assim, chega até a decorá-lo.
A autora ainda aponta que "não só de efeitos auditivos se faz o poema". Com isso, tem-se outra peculiaridade da poesia infantil, a imagética, para a qual a produção de sentido se faz interpondo ao referente do signo um outro referente.
No artigo ainda é comentado sobre outra característica dessa poesia, a incompletude necessária do universo imaginário projetado pelo tecido verbal que, juntamente com a imagética, contribui para o movimento de introspecção.
Ao final, Bordini trata ainda da admiração da criança frente ao texto poético, apontando que 
:
A gratuidade inerente a esses tipos tão diversos de brincadeira com as palavras – quando são artísticos e não profissorais – arrasta o pequeno leitor a uma situação mental em que se pode tudo o que na vida cotidiana é visto de sobrancelhas franzidas, desde a quebra de padrões lingüísticos até a subversão dos moldes lógicos de apropriação do real. (BORDINI, 1991)

O artigo está disponível em: migre.me 

Saiba mais sobre o assunto:

BORDINI, Maria da Glória. Poesia infantil. 2.ed. São Paulo: Ática, 1991. (Série princípios, 97).

BORDINI, Maria da Glória. Por um conceito de poesia infantil. Letras de Hoje, nº 43. Março de 1986, ano 4.


Postado por GT3- Poesia Infantil

Um comentário:

  1. Excelente postagem, parabéns! Como já disse em outro comentário, podemos aqui confirmar como o trabalho de blogagem contribui para o seminário e vice-versa. Neste caso, como no do GT6 (autores consagrados), a excelência da postagem deve-se à pesquisa desenvolvida ao longo do semestre, no trabalho de blogagem, assim como à preparação da aula do seminário. Boas férias! [prof. Marciano]

    ResponderExcluir