A professora e pesquisadora Maria da Glória Bordini é referência nos estudos da literatura infantil. Um de seus livros Poesia Infantil, publicado pela Editora Ática, tem como segundo capítulo Poesia e sensibilidade infantil, o qual discute formas populares e cultas da poesia enfatizando a relação que existe entre o corpo e a mente infantis, principalmente os aspectos da sensibilidade estética.
Bordini destaca em seu artigo a evidência sonora da poesia para o público infantil, pois, para a autora, mesmo sem compreender o sentido, a criança se encanta com o texto, pede para o adulto ler várias vezes e assim, chega até a decorá-lo.
A autora ainda aponta que "não só de efeitos auditivos se faz o poema". Com isso, tem-se outra peculiaridade da poesia infantil, a imagética, para a qual a produção de sentido se faz interpondo ao referente do signo um outro referente.
No artigo ainda é comentado sobre outra característica dessa poesia, a incompletude necessária do universo imaginário projetado pelo tecido verbal que, juntamente com a imagética, contribui para o movimento de introspecção.
Ao final, Bordini trata ainda da admiração da criança frente ao texto poético, apontando que
:
:
A gratuidade inerente a esses tipos tão diversos de brincadeira com as palavras – quando são artísticos e não profissorais – arrasta o pequeno leitor a uma situação mental em que se pode tudo o que na vida cotidiana é visto de sobrancelhas franzidas, desde a quebra de padrões lingüísticos até a subversão dos moldes lógicos de apropriação do real. (BORDINI, 1991)
O artigo está disponível em: migre.me
BORDINI, Maria da Glória. Poesia infantil. 2.ed. São Paulo: Ática, 1991. (Série princípios, 97).
BORDINI, Maria da Glória. Por um conceito de poesia infantil. Letras de Hoje, nº 43. Março de 1986, ano 4.
Excelente postagem, parabéns! Como já disse em outro comentário, podemos aqui confirmar como o trabalho de blogagem contribui para o seminário e vice-versa. Neste caso, como no do GT6 (autores consagrados), a excelência da postagem deve-se à pesquisa desenvolvida ao longo do semestre, no trabalho de blogagem, assim como à preparação da aula do seminário. Boas férias! [prof. Marciano]
ResponderExcluir